sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Em Anápolis, vacinação drive-in imuniza 731 idosos contra Covid-19

Em sistema drive-in, a Prefeitura de Anápolis realizou a vacinação de 731 idosos com idade a partir de 85 anos, neste domingo, 31, contra o novo coronavírus. A campanha aconteceu em três pontos da cidade (cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida Goiás, CMTT e Parque da Jaiara), das 8h às 16h, com o objetivo de agilizar a imunização das pessoas cadastradas pelo Zap da Vacina, um serviço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para que o usuário solicite sua vacina sem sair de casa.

“Você consegue ter um alto volume de pessoas vacinadas em um curto prazo de tempo. E essa agilidade salva vidas”, explicou o prefeito Roberto Naves, que acompanhou a vacinação. Ele lembrou que, além dos servidores do município, a iniciativa reuniu profissionais que não pertencem à administração pública, mas se dispuseram a colaborar de forma voluntária, pelo programa Voluntários de Coração. “Estamos ansiosos pela chegada de novas doses”, disse o prefeito, lembrando que o cronograma de vacinação para outros grupos prioritários depende da aquisição e distribuição das próximas remessas da vacina por parte do Governo Federal.

Para o secretário de Saúde, André Braga, o sucesso da estratégia garantirá sua repetição. “Com a chegada de imunizantes com mais frequência, as ações vão abranger um público maior”, pontuou.

Saiu na frente

Anápolis foi o município onde iniciou a vacinação em Goiás. No dia 18 de janeiro, Maria Conceição da Silva, de 73 anos, recebeu a primeira dose da Coronavac, em solenidade que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado. No mesmo dia, as equipes de vacinação começaram a percorrer os abrigos do município para imunizar idosos institucionalizados. Foram aplicadas 453 doses.

Em seguida, profissionais da linha de frente no enfrentamento à Covid-19 e demais profissionais da saúde já receberam 4.271 doses da vacina.

Dentro dos grupos prioritários, o município escalonou a vacinação por faixa etária, conforme a disponibilidade de vacinas. Idosos com 85 anos ou mais foi o primeiro subgrupo. Na última semana, equipes de vacinação visitaram os primeiros cadastrados pelo Zap da Vacina. O trabalho continua nos próximos dias, com previsão de nova força-tarefa para imunizar em esquema drive-in e redução da faixa etária para cadastramento.