sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Vice-governador discute parceria com mineradora Serra Grande para obras na região norte do Estado

O vice-governador Lincoln Tejota recebeu representantes da mineradora de ouro Serra Grande, unidade da Anglogold Ashanti em Crixás e, juntamente com a secretária estadual do Meio Ambiente Andrea Vulcanis, discutiu como viabilizar obras de mobilidade na região, tais como a reforma do aeroporto, a pavimentação das GO’s 336 e 156 e a substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto.

A parceria foi pauta de reunião na tarde desta terça-feira, 09/02. Para o vice-governador o objetivo é não somente otimizar o escoamento da produção da própria empresa, mas facilitar o tráfego de veículos em toda a região. “Essas providências podem, inclusive, beneficiar o funcionamento do hospital regional que será instalado em Uruaçu, com 180 leitos. Ou seja, são obras que refletem diretamente na prestação de outros serviços públicos e que representam qualidade de vida à população”, disse.

Os executivos, por sua vez, apresentaram as necessidades da empresa, todas relacionadas a licenciamentos, adequações físicas à nova legislação ambiental e à sobrevida da atividade na região norte do estado. “Nosso interesse é discutir e avaliar a situação, para chegarmos a um entendimento que favoreça a região, já que 80% da economia de Crixás dependem da atividade mineradora”, pontuou Lincoln Tejota.

A secretária Andrea Vulcanis aproveitou a oportunidade para convidar a empresa para se juntar aos apoiadores do projeto “Juntos pelo Araguaia”, o maior projeto de recuperação ambiental do mundo, que também constitui um grande laboratório de conscientização, mudança cultural e de impacto nas realidades socioeconômicas das populações que dependem do Rio Araguaia. A proposta foi bem recebida pelos representantes da Anglogold Ashanti.

Pela Anglogold Ashanti, registraram presença o vice-presidente da Anglogold Ashanti, Camilo Farece; o diretor de sustentabilidade, Lauro Dias de Amorim e o gerente de licenciamento, Marcos Morais. O gerente de licenciamento da Semad, Fernando Morato, acompanhou a secretária na reunião.