quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Prefeitura de Goiânia executa ações preventivas contra alagamentos

Para garantir a segurança da população e reduzir os impactos da chuva, a Prefeitura de Goiânia executa desde o início do ano diversas frentes de serviços preventivos em todas as regiões da capital. Ações como limpeza de vias e córregos e ampliação de galerias pluviais buscam reduzir os danos causados por temporais e suas consequências, como ocorreu na madrugada desta sexta-feira (12/02).

Serviços de manutenção, como a instalação de bocas de lobo na ponte da Vila Alpes e o da galeria pluvial da Avenida C-4, no Jardim América, são exemplos do trabalho já realizado pela equipe de prevenção. Outros locais, como o setor Gentil Meirelles e o Condomínio das Esmeraldas, também tiveram pontos recuperados.

“As ações do início do ano estão surtindo efeito agora. Nos pontos em que nossas equipes já fizeram a recuperação, não tivemos mais problemas. Estamos trabalhando e monitorando diuturnamente todos os locais que precisam de alguma intervenção nossa”, afirmou o prefeito Rogério Cruz, após a determinação de intensificar os serviços de recuperação nos locais danificados pelas chuvas.
Rogério lembrou ainda que estão sendo investidos recursos na construção de obras de infraestrutura que visam o escoamento das águas pluviais. São galerias, bueiros e bacias de contenção a fim de solucionar os problemas de alagamentos em áreas onde o forte adensamento impede o livre escoamento das águas devido à impermeabilização do solo.

“Estamos em busca de mais recursos para investirmos cada vez mais em projetos que garantem uma melhor estrutura na nossa rede de drenagem e outras estruturas que deixem o uso da cidade mais dinâmico”, destacou o prefeito, que recentemente esteve em Brasília na busca de recursos para a construção de pontes que vão interligar vários bairros da cidade.

Além das obras estruturantes que vão garantir melhor fluidez das águas das chuvas, as equipes de conservação da Seinfra estão trabalhando na limpeza das bocas de lobo que também fazem parte do projeto de combate aos transtornos provocados pela chuva. A pasta faz serviços diários de recuperação e limpeza. Somente nos primeiros dias do ano, mais de 80 toneladas de lixo, como garrafas pet, folhas, terra e papelão, foram retirados de dentro dos dispositivos. Daí a importância da população colaborar e não jogar lixo nas ruas.

Outro serviço essencial é o recolhimento do lixo doméstico feito pela Comurg. A Companhia garante que coleta está em dia e alerta que a população precisa se atentar ao dia e horário em que o caminhão coletor passa em seu bairro para e colocar o saco de lixo bem amarrado na lixeira suspensa. Além do cronograma diário das atividades de limpeza e urbanização em toda cidade, a Comurg executa a remoção de entulhos, lixo e mato alto das margens e leitos dos córregos. Até o momento já receberam a limpeza os córregos Cascavel, Padre Bernardo, Botafogo, Capim Puba e Ribeirão Anicuns.