quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Bocas de lobo: Prefeitura e Seinfra retiram mais de 400 toneladas de lixo em 60 dias

Com objetivo de garantir que o sistema de drenagem em Goiânia funcione bem, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), intensificou nos últimos dias o trabalho de limpeza e requalificação de diversos pontos de escoamento de água da cidade. Serviços como recuperação de bocas de lobo, contenção de erosões provocadas pelas chuvas e construção de novas galerias pluviais objetivam fazer com que a cidade sinta cada vez menos os impactos causados por temporais na cidade, como esse da última terça-feira (2/3).

De acordo com a Gerência de Conservação de Obras de Artes e Combate a Erosão da Seinfra, somente nos dois primeiros meses deste ano 444 toneladas de lixos e entulhos já foram retiradas de bocas de lobo, ramais e poços de visitas (local onde passa esgoto, redes de telefone, energia elétrica e acesso aos córregos e rios canalizados e cobertos).

“A maioria dos objetos que encontramos nessas ações são de lixos produzidos pela própria população mesmo, como garrafas, sacolas, latinhas e outros mais. Isso tudo jogado nas ruas acaba indo para as bocas de lobo. Já em limpeza dos córregos, por exemplo, já retiramos de pedaços de motos até pneus e sofás”, lembrou a gerente de conservação, Aline Cantuária.

O titular da Seinfra, Luiz Bittencourt, destaca que as medidas preventivas foram iniciadas logo no início da gestão do prefeito Rogério Cruz. Eele lembra que o chefe do Executivo municipal faz questão de ir in loco saber a real situação e as providências que serão tomadas pela pasta.

“Temos total apoio e respaldo do prefeito em todas ações, assim que surge o problema, ele é acionado e na maioria das vezes faz questão de acompanhar de perto”, comentou o secretário Luiz Bittencourt, reforçando que as medidas precisam ter, acima de tudo, o apoio do cidadão. “Esse lixo jogado na rua é a principal causa da obstrução das nossas galerias. Precisamos da conscientização para atacarmos com mais eficiência o problema do alagamento.

O cidadão que precisar dos serviços da Seinfra, como limpeza das bocas de lobo, troca de lâmpadas em postes públicos, ou até mesmo recuperação de asfalto, deve solicitar pelo Aplicativo Prefeitura 24 horas. A tecnologia é gratuita e pode ser baixada nos aparelhos IOs e Android.

*Seinfra em Ação*
Criado no inicio da gestão do secretário Bittencourt, o “Seinfra em Ação”, grupo com mais de 90 equipes, realiza diariamente forças-tarefas por toda cidade para fazer desde o serviço de limpeza de bocas de lobo até a manutenção asfáltica ou contenção de grandes erosões provocadas pelas fortes chuvas. O grupo liderado pelo secretário recebe demandas de todas as partes, principalmente dos canais de comunicação da Prefeitura, como o App Prefeitura 24 horas. Assim que recebe a demanda, uma equipe é acionada e o serviço solicitado pelo o cidadão é feito em tempo recorde.