sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Trindade: Marden anuncia 22 leitos semi-intensivos para pacientes com Covid-19 e mais 10 mil testes rápidos

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, anunciou, durante live na manhã desta terça-feira (09/03), a abertura de 22 leitos semi-intensivos para pacientes com Covid-19 e mais 10 mil testes rápidos de antígeno swab. “Todos os nossos esforços estão voltados para aumentar o atendimento aos moradores de Trindade”, disse ele. “Com mais essas providências, os investimentos chegam a R$ 3 milhões”, informa. “O nosso objetivo é salvar vidas”, destaca.

O município passa a contar, até o fim desta semana, com 22 leitos semi-intensivos distribuídos entre a UPA Dilson Alberto de Souza e o Hospital de Campanha São Camilo. A rede de assistência conta, ainda, com 41 leitos de enfermaria e uma ambulância tipo UTI com quatro respiradores de transporte. Todos os equipamentos são exclusivos para pacientes com Covid-19. As unidades de referência para o primeiro atendimento a pessoas com sintomas da doença em Trindade são a UPA 24hs e o Ambulatório Sentinela.

O secretário municipal de saúde, Rogério Taveira, explicou a importância desse atendimento rápido. “É fundamental para a rede de saúde de Trindade a abertura desses novos leitos para que o tratamento aconteça aqui na cidade”, afirma. “No leito semi-intensivo é possível estabilizar e fazer uma monitoração contínua com medicamentos, checagem de pressão, batimentos cardíacos e respiração. Se necessário, pode ser feita a intubação. Conta ainda com atendimento profissional multidisciplinar como médico, fisioterapeuta, enfermeiro, apoio de exames laboratoriais e de imagem e outros. É uma maior possibilidade de salvar essa pessoa com Covid-19 que está aqui em Trindade”, disse.

O prefeito Marden Júnior está empenhado em adquirir vacinas para que a população de Trindade seja imunizada o mais rápido possível. Mas, para isso, depende de autorização legal. Nesta segunda-feira, enviou à Câmara Municipal projeto de lei para que a prefeitura possa adquirir doses de vacinas assim que forem disponibilizadas.

Os laboratórios só vão ofertar o produto caso o Ministério da Saúde não faça o envio para Estados e municípios. “Essa é uma ação que deve ser feita rapidamente para garantir, assim que possível, mais doses para a imunização do maior número de pessoas de Trindade”, declara o prefeito.

Antes mesmo de assumir o cargo, já no mês de dezembro de 2020, Marden Júnior começou o trabalho de combate à Covid-19. Ele esteve no Instituto Butantan, em São Paulo, e assinou protocolos para a compra de vacinas. A partir de janeiro, criou o Programa Pacto pela Vida. Com a iniciativa, foram ampliadas as testagens, campanhas educativas com carros de som pela cidade, carreatas, outdoors, vacinação e a reabertura do Hospital de Campanha São Camilo.

Mesmo com todas ações realizadas em conjunto com a comunidade e empresários, o número de casos continua a crescer em Trindade. “Assim, é fundamental que todos mantenham as regras para evitar o contágio pela Covid-19 que são uso de máscara de proteção, álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão e manter o distanciamento social”, conclui o prefeito.