quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Secretário diz que Hospital de Uruaçu, com 386 leitos, será aberto nos próximos dias

Na busca de tentar reduzir a superlotação dos hospitais, 386 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão abertos no estado, segundo o secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino. Inauguração do Hospital de Uruaçu deve ocorrer nos próximos dias.

Mesmo com constante abertura de novos leitos, que mais do que dobrou desde o início da pandemia, a demanda por mais unidades aumenta a cada dia, devido a alta taxa de transmissão do novo coronavírus. Segundo o secretário, no início da gestão do governo do Estado, Goiás possuía 253 leitos de UTI, número que se elevou a 709, sendo 447 destinados ao tratamento da doença.

“Ainda que estejamos abrindo muitos leitos, a gente está próximo da lotação máxima. A tendência é que a alta ocupação dos leitos de UTI se mantenha, pelo menos, até maio. O que a gente acredita, é que até o final de março, esse número continue subindo até a última semana, onde deve estabilizar acima dos 90%. O mês de abril inteiro deve passar bem apertado, e a gente imagina que em maio comece a ter uma queda sustentada. Essa é a expectativa”, prevê Ismael.