quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Transporte de trabalhadores por vans escolares tem apoio da prefeitura

A proposta de transportar trabalhadores em vans escolares ganhou, nesta segunda-feira (15/3), o apoio da Secretaria de Mobilidade da Prefeitura de Goiânia. Em reunião remota com presidentes das entidades do Fórum Empresarial do Estado, organizada pela OCB/GO, o titular da pasta, Pedro Chaves, defendeu que a iniciativa seja implantada o mais rápido possível para reduzir o risco de propagação da Covid-19 na capital.

No encontro, também foi frisada a informação de que não há nenhum impedimento legal para o transporte de trabalhadores por vans escolares em contratos firmados entre empresas privadas e a Cooperativa de Transporte Escolar e Turismo de Goiás (Cooperteg).

“É uma iniciativa do setor privado, não compete ao poder público se intrometer, desde que não se utilize as linhas convencionais, pontos ou terminais de ônibus coletivos. Mas está claro que a proposta é realizar o transporte do trabalhador da sua casa para a empresa. Portanto, não há nenhum empecilho. Além do mais, as vans escolares passam por vistorias técnicas para checar a segurança e estado de conservação, e são credenciadas para realizar este tipo de transporte”, afirmou Pedro Chaves.

O secretário municipal de Mobilidade disse que a Prefeitura de Goiânia, inclusive, apoiará esta alternativa de transporte. “Defendemos todas as opções que estejam dentro da legalidade e que possam reduzir o risco de propagação da Covid-19”, enfatizou Pedro Chaves. Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira disse que a reunião do Fórum Empresarial com a Prefeitura tem como objetivo fazer o alinhamento do setor privado com o Poder Público.

Márcio Andrade, presidente do Sindiposto, entidade ligada à Fecomércio, afirmou que estão avançadas as negociações entre os postos e distribuidoras de combustíveis para oferecer o óleo diesel para as vans escolares a um preço menor que o praticado normalmente. O objetivo é reduzir o valor da tarifa a ser negociado entre a cooperativa e as empresas para o transporte de trabalhadores.

As vans escolares devem atender inicialmente empresas instaladas em polos industriais de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, em negociações intermediadas pelas entidades do Fórum Empresarial. Para realização deste serviço, alguns procedimentos precisam ser obedecidos pelas vans escolares: podem transportar no máximo 20 passageiros, todos sentados; os veículos têm de ser higienizados antes e depois do transporte; é obrigatória a medição de temperatura dos passageiros e o uso de máscaras, além de ofertar álcool em gel dentro dos veículos; é necessária a contratação de seguro pelas vans e as viagens devem ser restritas ao trajeto casa-empresa-casa dos trabalhadores, sem passar por pontos ou terminais de ônibus.

Participaram da reunião ainda os presidentes da Fieg, Fecomércio, Adial Goiás, Acieg, Facieg, FCDL e representantes da CDL Goiânia e da Cooperteg.