quinta-feira , 18 abril 2024
Sem categoria

Eduardo Prado requer prioridade na vacinação para pessoas com síndrome de Down e do espectro autista 

O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (DC) encaminhou ofício para requerer ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira, envio de expediente ao governador Ronaldo Caiado e ao secretário de Saúde Ismael Alexandrino com o objetivo de solicitar a inclusão das pessoas com Síndrome de Down na ordem de prioridade da vacinação contra a Covid-19.

Segundo Prado, a Síndrome de Down não enquadra a pessoa como grupo de risco, mas a grande questão são as comorbidades que podem estar associadas à síndrome. “Participo de ações sociais com pessoas com Síndrome de Down e o relato que recebo é de que muitos têm o sistema imune desregulado, maior prevalência de obesidade, diabetes e problemas cardíacos, que são fatores de risco e agravantes para as infecções decorrentes do coronavírus”, explica.

De acordo com estudo publicado em janeiro desse ano na revista Scientific Reports, as pessoas com Síndrome de Down são mais suscetíveis à infecção pelo Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. A publicação também destaca que pessoas com Síndrome de Down podem ser mais vulneráveis a infecções bacterianas depois da doença.

Dia da Síndrome de Down

Eduardo Prado também apresentou projeto de lei para instituir o Dia Estadual da Síndrome de Down.

O objetivo é comemorar anualmente no dia 21 de março, com mobilização de diversos setores da sociedade para promover inclusão e atuação equitativa das pessoas com a síndrome.