quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Com ajuda de Vanderlan, Pernambuco ultrapassou Goiás no ranking do PIB em 2012

Durante anos, Pernambuco esteve atrás de Goiás no ranking do crescimento do Produto Interno Bruto dos Estados brasileiros.

Até que, em 2012, quando foram fechadas as contas do PIB, Goiás caiu para o décimo lugar e cedeu a nona posição, que antes ocupava, para Pernambuco.

Em 2012, Goiás cresceu bem mais que Pernambuco: 3,8%, enquanto o Estado nordestino conseguiu uma expansão de apenas 2,5%. Mesmo assim, no cômputo geral, Pernambuco conseguiu ultrapassar Goiás – e adivinhem com a ajuda de quem?

Do empresário Vanderlan Cardoso, que quer ser governador de Goiás. Vanderlan implantou uma fábrica de salgadinhos em Caruaru, no sertão pernambucano, realizando um investimento estimado entre R$ 25 e 30 milhões.

Isso, óbvio, significa mais renda e mais emprego para Pernambuco, contribuindo com o crescimento do Estado e a alavancagem do seu PIB – tal como ocorreu no ano passado, levando à conquista do novo lugar no ranking dos Estados, antes ocupado por Goiás.

Vanderlan fez seus investimentos em Pernambuco dentro do maior sigilo. Ele nunca divulgou informações a respeito, claro, temendo uma repercussão negativa em Goiás – Estado que ele quer governar.