sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Com metade da população em casa, Trindade alcança o maior índice de isolamento social entre os quatro maiores municípios da  Grande Goiânia

Trindade alcançou o maior índice de isolamento social na terça-feira (30/03) entre os quatro maiores municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia, com 50% da população em casa. Os dados são da plataforma Big Data Telcos Covid-19 divulgados nesta quinta-feira (1º/04) pelo jornal O Popular. O índice de isolamento social alcançado por Trindade é superior ao de Senador Canedo (49,8%), Aparecida de Goiânia (47,5) e a capital Goiânia (44,5), que são os municípios mais populosos da região. O número alcançado é, também, superior à média do Estado de Goiás, que ficou em 49,6% na terça-feira.

Com metade da população em casa, Trindade obteve, ainda, a segunda posição se forem considerados todos os 20 municípios que integram a Região Metropolitana de Goiânia. Fica em quarto lugar entre as localidades do Estado com mais de 100 mil habitantes. E em 14º lugar no ranking geral das 246 cidades de Goiás.

“O índice positivo que alcançamos é resultado, sobretudo, das ações do nosso Pacto Pela Vida e da adesão dos empresários e da população ao projeto de escalonamento das atividades produtivas que, ao mesmo tempo, preserva a economia e colabora no propósito maior, que é salvar vidas”, afirma o prefeito Marden Júnior.

Numa iniciativa que obteve o imediato engajamento da população, após sucessivas consultas aos segmentos organizados Trindade foi dividida em quatro regiões. Durante a semana, uma para e as três demais continuam abertas com fortes regras de distanciamento social e em obediência a um rígido protocolo sanitário.

Ainda pelo escalonamento adotado em Trindade, nas quartas-feiras e nos domingos todo o comércio fecha. No sábado, o funcionamento é até as 13h. “Está dando certo porque a sociedade aderiu e participa diretamente das ações”, destaca Marden.

“Nossa gestão parte do princípio de que as decisões precisam ser resultado da vontade da maioria, num processo democrático, participativo e de consulta permanente à sociedade”, diz o prefeito. “Nada do que fazemos é de cima para baixo, antes é resultado de um persistente diálogo”, pontua.

Para consolidar o Pacto Pela Vida e o projeto de escalonamento das atividades econômicas, o prefeito Marden Júnior liderou inúmeras reuniões com segmentos sociais, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Trindade), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), igrejas católica e denominações evangélicas, entidades sociais e culturais do município. Todas as demandas são consideradas e encaminhadas ao Gabinete de Operações de Emergência e Saúde Covid-19 (GOE).