quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Com unidade móvel, Secretaria Estadual da Saúde realizou 200 exames de prevenção ao câncer em Flores de Goiás

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, ligada à Secretara Estadual de Saúde, realizou atendimentos em Flores de Goiás. Foram realizados 206 exames de mama e outros 117 procedimentos de prevenção.

A unidade móvel auxilia na prevenção e diagnóstico precoce de duas enfermidades que atingem as mulheres. “O câncer de mama, sozinho, representa quase um terço de todos os casos da doença no mundo. Enquanto o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte neste público por câncer no Brasil”, explica a coordenadora de Oncologia da Gerência de Atenção Secundária da SES-GO, Fabiana de Sousa Miranda.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomenda, preferencialmente, o rastreamento das doenças nas mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos para mamografia e 25 a 64 anos para exame citopatológico do colo do útero. “Por isso se fazem tão relevantes campanhas de conscientização, que incentivem o autocuidado e a prevenção”, reforça Fabiana. Ela explica ainda que “atualmente, o Papanicolau é a principal estratégia para detecção de lesões precursoras e realização do diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e que sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença”.