quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Caiado e ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participam de live sobre bioinsumos

O governador Ronaldo Caiado abre e participa, nesta terça-feira (06/04), às 18h30, ao lado da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, da live Bioinsumos – A Tecnologia em Prol da Sustentabilidade. O evento virtual também contará com as presenças do titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto; e do presidente do Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faeg Senar), deputado federal José Mário Schreiner. A transmissão será pelo canal do YouTube @sistemafaeg.

O Governo de Goiás enviou recentemente à Assembleia Legislativa, por meio da Seapa, projeto de lei que institui o Programa Estadual de Bioinsumos. A proposta visa estabelecer políticas públicas eficientes para ampliar e fortalecer a adoção de práticas para evolução do setor agropecuário, com expansão da produção, desenvolvimento e utilização de bioinsumos e sistemas de cultivos sustentáveis no Estado.

Segundo informações do Mapa, o mercado brasileiro de bioinsumos movimentou, em 2019, R$ 675 milhões, com crescimento de 15% em relação a 2018, e há uma expectativa de avanço em mais de 40%, até o final deste ano, no mercado na América Latina. Em maio do ano passado, o próprio Ministério da Agricultura lançou o Programa Nacional de Bioinsumos, por meio do decreto nº 10.375, de 26 de maio de 2020, sinalizando para a necessidade de se ampliar o uso como base da produção no país e para servir como estímulo aos Estados para criarem políticas públicas voltadas ao tema.

Ainda participam do debate on-line o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães; o presidente do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos do Mapa, Alessandro Cruvinel; e o presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Rogério Vian.