sábado , 20 abril 2024
Imprensa

Pop não deu chamada na capa, mas Josias de Souza publicou em blog na Folha bloqueio de bens de Alcides

O jornal O Popular blindou o ex-governador Alcides Rodrigues e a mulher Raquel Rodrigues e não fez chamada de capa e só deu um canto de página interna para a notícia do bloqueio de bens do casal sob a acusação do uso de aeronaves do Estado para voos particulares.

Mas o jornalista Josias de Souza deu destaque à informação em seu blog na Folha de S. Paulo.

Veja:
Justiça bloqueia bens de ex-governador de GO em ação sobre o uso privado de aviões oficiais
Josias de Souza

14/08/2013 18:01

A Justiça de Goiás determinou o bloqueio dos bens de Alcides Rodrigues Filho (PP), ex-governador do Estado, e da mulher dele, a ex-primeira-dama Raquel Mendes Vieira Rodrigues. A providência foi adotada em ação de improbidade. Alcides e Raquel são acusados de usar aeronaves oficiais em viagens privadas. Os voos custaram ao erário R$ 3,8 milhões. A retenção dos bens visa assegurar a devolução do dinheiro em caso de condenação.

Deve-se a decisão à juíza Zilmene Gomide da Silva Manzolli, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Goiás. Ela deferiu pedido de liminar feito pelo autor da ação, o promotor de Justiça Fernando Krebs. A ação foi protocolada em maio de 2012. O despacho da magistrada é datado de novembro. Mas só agora chegou ao conhecimento da Promotoria, que divulgou a notícia em seu site.

Mal comparando, detectou-se em Goiás um desvio de conduta mimetizado por autoridades federais com acesso aos jatos da FAB. Entre 2006 e 2010, período em que governou Goiás, Alcides mandou retirar os aviões do Estado do hangar 1.348 vezes. Descobriu-se que em pelo menos 750 oportunidades, as viagens tiveram motivação exclusivamente particular. Na maioria dos casos, Alcides e sua mulher voaram para cidades onde estão assentadas suas residencies e fazendas.

Em 439 oportunidades, o destino dos aviões foi a cidade de Santa Helena de Goiás. Em 226 ocasiões, a então primeira-dama Raquel era a única passageira do avião estatal. Por uma dessas coincidências nada ocasionais, a mulher de Alcides era prefeita de Santa Helena, cidade natal de Alcides. O casal possui sete imóveis no município, sobretudo fazendas. Somando-se os voos para outras localidades, Raquel voou sozinha em aviões do Estado 278 vezes.

A decisão da juíza Zilmene Manzolli resultou na penhora de contas bancárias e aplicações financeiras. Bloquearam-se, de resto, as e as matrículas de imóveis registrados em nome do casal, impedindo que sejam negociados. As propriedades estão assentadas em cinco localidades –três em Goiás: a capital, Goiânia, Santa Helena e Rio Verde; duas no Pará: Santana do Araguaia e Conceição do Araguaia.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...