sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

MP Estadual rejeita más companhias e recusa convite da Prefeitura para parceria com a Amma

A relação entre a Prefeitura de Goiânia e Ministério Público não é das melhores. Diga-se, está azedíssima. É preciso ler nas entrelinhas: na semana passada a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) chamou o MP-GO para firmar parceria durante o Dia da Conciliação Ambiental.

O MP pediu o cronograma do evento, deu uma olhada e devolveu: não participaria. Conforme a coordenadora do CAO Ambiente, Suelena Caetano Jayme, inexistia qualquer ato a ser praticado por promotor de Justiça no evento, portanto a Prefeitura não deveria anunciar qualquer parceria com o MP-GO.

A tática da Prefeitura é clássica no mundo das visibilidades: o Poder Executivo tentava pegar carona na imagem do MP junto à população. E para isso o Paço Municipal escolheu a famigerada AMMA, que foi vasculhada pelo próprio MP no começo do ano – fato que motivou a denúncia de inúmeros envolvidos em um rumoroso escândalo.

Gato escaldado, o MP pulou fora. O MP deve estar atento às jogadas da Prefeitura de Goiânia, hoje um dos órgãos mais descontrolados do país, com inúmeras denúncias nos tribunais de contas e órgãos judiciários.

E a Prefeitura tem rejeitado quem deseja realmente ajudar. O Governo estadual insiste em firmar parcerias e auxiliar o município, mas o prefeito Paulo Garcia politizou a gestão e prefere governar do seu próprio jeito.

O MP-GO está na cola da Prefeitura em inúmeras situações, como as emendas ao Plano Diretor, a reforma do parque Mutirama, o episódio dos supersalários da Comurg, o caso da Amma, etc.

Recentemente, a Prefeitura de Goiânia (tentando jogar no colo do Governo do Estado a teoria dos grupos de extermínio) fez campanha pela federalização das investigações das mortes de moradores de rua. O MP Estadual bateu o pé e disse que a maioria dos inquéritos já estavam finalizados e negava a presença de grupos de extermínio envolvidos.

O MP não gostou da jogada.

 

Ilustração: Cláudio Roberto

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...