terça-feira , 23 abril 2024
GoiâniaImprensa

Rádio 730 diz que Ideli não sabe de nada e afirma que ela é a “ministra da Enrolação”

Veja editorial da Rádio 730:

Ideli não sabe de nada, mas o que o governo federal comete com os goianos é o crime de estelionato

A ministra da Enrolação, Ideli Salvatti, disse ao jornal O Popular que nada sabe sobre a Ferrovia Norte-Sul. Ao menos foi sincera. Desde a redemocratização do País, os seguidos presidentes da República garantem as obras viárias para o Centro-Oeste, algumas delas para Goiás. Até agora, 30 anos depois, o que se tem são palavras.

Não foi feita a ferrovia ligando o sul da Bahia ao Norte e Nordeste de Goiás, chegando à rodovia Belém-Brasília.

Foi desviada de Goiás a ferrovia ligando o Mato Grosso ao litoral.

Está parada a Ferrovia Norte-Sul, que os chefes de Ideli Salvatti prometeram tantas vezes ficar pronta.

Até hoje não se concluiu a duplicação da rodovia entre Aparecida de Goiânia e Itumbiara.

É lento o ritmo da duplicação entre Goiânia e Jataí e nem se fala mais em estender as obras até Mineiros e a divisa de Goiás com Mato Grosso.

Não passa de verbo ao vento a garantia de que vão duplicar a principal ligação do Norte com o Sul do Brasil, a BR 153, de pista simples entre Anápolis e Porangatu.

Em resumo, a ministra da Enrolação, Ideli Salvatti, está absolutamente correta em não acrescer ainda mais um engodo à lista das trairagens sofridas por Goiás. Se a autoridade do governo federal que transita entre os parlamentares garantindo emendas nada sabe sobre a Ferrovia Norte-Sul, então é porque o mundo acabou.

Acabou o mundo de expectativas quanto a exportação das commodities goianas. Afinal, saem de Goiás os produtos que equilibram a balança comercial brasileira. O superávit da economia nacional depende diretamente do que os goianos plantam sem financiamento, colhem sem apoio e transportam por vias sem estrutura.

Acabou o mundo róseo dos tempos de Lula e Juquinha das Neves, dois que ainda se esforçavam pela ferrovia.

Acabou o mundo dos trilhos, dos pontilhões, dos viadutos, das desapropriações, das esperanças. Em dezenas de lugares por todo o Estado, as obras da Norte-Sul se deterioram sem qualquer manutenção. São bilhões de reais jogados fora, criminosamente expostos às intempéries, à chuva, ao tempo. São bilhões já gastos e bilhões que o Estado deixa de faturar.

Mas Ideli Salvatti não é a única a se lixar para a Ferrovia Norte-Sul. Na mesma entrevista, a ministra da Enrolação diz ter se reunido com a bancada goiana no Congresso. Em mais de 50 linhas, Ideli esmiuçou as reivindicações de deputados federais e senadores goianos. Eles não tiveram sequer a decência de pedir a retomada dos trabalhos na ferrovia. Quem tem uma classe política como a que Goiás mandou para Brasília está mesmo fadado a ficar como o Brasil Colônia, vivendo de cana-de-açúcar.

Felizmente, a presidente Dilma Rousseff não compartilha com enrolação, não curte a embromação. Mas tem de ser logo. O que o governo está fazendo com a Norte-Sul é previsto no Código Penal como crime de estelionato e no desenvolvimento do País como crime de lesa-pátria.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...