sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Especialista em Direito Público diz, no Pop, que aumento de IPTU proposto por Paulo Garcia é legal, mas imoral

Veja o artigo publicado na edição deste sábado em O Popular:

Opinião

31/08/2013

IPTU: legal, mas imoral

O Projeto de Lei do prefeito Paulo Garcia à Câmara Municipal para alterar a tributação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no município de Goiânia, de forma que a alíquota aplicável deixe de ter como parâmetro a localização do bem imóvel (zona fiscal), para levar em consideração as faixas de valor venal dos imóveis, trata-se de técnica fiscal denominada progressividade. Após forte repercussão, a Prefeitura de Goiânia retirou o projeto para reavaliação e propôs a formação de uma comissão mista, com vereadores, entidades e membros do Poder Executivo.

O imposto dito progressivo, por outro lado, é aquele em há que um aumento gradual no peso da tributação na medida em que há um aumento da demonstração da capacidade econômica do contribuinte. Por isso mesmo, a nossa Constituição Federal de 1988, em seu artigo 145, já nasceu com a orientação de que “sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte”, ou seja, a progressividade é legitimada observando-se o conjunto: patrimônio, rendimentos e atividades econômicas do contribuinte. Por isso o Imposto de Renda, imposto pessoal, possui alíquotas diferentes para cada faixa de patrimônio, rendimentos e atividades econômicas diferentes.

Mas com o IPTU é diferente! Este é um imposto dito real, que é aquele que incide somente sobre a visão míope de parte do patrimônio, sem considerar a capacidade contributiva global do indivíduo ou empresa.

Não por outro motivo, desde o nascedouro da nossa Constituição Federal de 1988, o artigo 182 somente previa a possibilidade de cobrança progressiva do IPTU em caráter excepcional, ou seja, com o passar do tempo, de forma a assegurar o cumprimento da função social da propriedade. Assim, se o indivíduo não edificasse, subutilizasse ou não utilizasse o solo urbano, pagaria mais IPTU com o passar dos anos.

Incomodados com este engessamento da cobrança de IPTU, prefeitos do Brasil, já na década de 90, começaram a editar leis municipais que estabeleciam a progressividade com fins fiscais, objetivando o aumento exclusivo da arrecadação. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou todas estas leis inconstitucionais, por ferirem de morte os princípios da capacidade contributiva e da igualdade (isonomia).

Com o tempo, para burlar o STF, os prefeitos do Brasil conseguiram encampar e aprovar no Congresso Nacional a Emenda Constitucional 29/2000, que alterou a redação do texto constitucional, permitindo, a partir de então, aos municípios estabelecer cobrança progressiva do IPTU, ainda que com nítido objetivo de aumento arrecadatório de tributos sobre o contribuinte.

E mais recente, no dia 1º de julho de 2013, para brindar os prefeitos, o STF uniformizou o entendimento legal de que as prefeituras podem exercer a técnica fiscal da progressividade, alterando a base de cálculo e elevando o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas apenas por lei, aprovada pelo Legislativo.

Incrivelmente após sete dias, e já com a sanha arrecadatória aguçada, a Prefeitura de Goiânia remeteu seu projeto de lei ao Legislativo. Mas, e aqui se inicia a indignação, utilizando servidores públicos para propagar a falácia, enganando o povo e a sociedade, de que a “mudança terá como base uma cobrança justa”.

Ora, o Supremo Tribunal Federal tem entendimento firme de que o valor do IPTU pode ser atualizado anualmente, desde que o porcentual não exceda a inflação acumulada nos últimos 12 meses. A inflação acumulada nos últimos 12 meses no Brasil, segundo o IPCA, indicador oficial de inflação no País, está em 6,7%.

Assim, e segundo o extorsivo projeto de lei da Prefeitura de Goiânia, os moradores pobres que moram na periferia, incluídos na atual Quarta Zona Fiscal, que tenham uma casa avaliada em R$150 mil (valor da casa no programa Minha Casa, Minha Vida), passam a pagar, a partir de 2014, 150% a mais de IPTU, ou seja, as pessoas pobres da cidade passarão a pagar incríveis 22 vezes mais que a inflação do período no País. E nem estamos falando da previsão da Prefeitura de realizar, em outubro, a atualização da Planta de Valores Imobiliários de Goiânia, que alterará, para maior, o valor da base de cálculo do mesmo imposto.

Na forma em que foi apresentado pela Prefeitura, vê-se que o infeliz projeto de lei visando alterar a tributação do IPTU, embora seja legal, é imoral, e não leva em conta nenhum princípio social ou de justiça, eis que haverá um aumento da tributação não somente para os endinheirados, mas também, e principalmente, para as classes sociais de baixa renda. Demonstra com isso que a Prefeitura de Goiânia caminha em sentido diametralmente oposto aos anseios da sociedade goianiense, que, ao que parece, terá de sair novamente às ruas para exigir melhores serviços públicos e menor carga tributária.

 

Frederico Oliveira Valtuille é advogado, especialista em Direito Público, presidente da Comissão de Precatórios da OAB/Goiás, membro da Comissão de Defesa dos Credores Públicos do Conselho Federal da OAB

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...