quinta-feira , 28 março 2024
GoiásImprensa

Apequenou-se: Samuel Belchior, que não era nascido na época da ditadura, ignorou a história de lutas do PMDB ao pedir ao TRE o fim do 24 Horas

Na época da ditadura militar, quando a censura era uma imposição dos generais aos meios de comunicação, o deputado Samuel Belchior, presidente estadual do PMDB, nem sequer era nascido.

Samuel veio ao mundo em 1979 . Portanto, se não leu os livros de história ou os arquivos dos jornais, não conhece o passado de lutas primeiro do MDB e depois do PMDB em favor da redemocratização do país – e consequentemente em defesa da plena liberdade de expressão.

O deputado, como presidente do diretório estadual do PMDB, acaba de patrocinar a ação que pediu ao Tribunal Regional Eleitoral a suspensão do Goiás 24 Horas da internet.

Ato de intolerância incompatível com a trajetória do PMDB.

O juiz eleitoral Airton Fernandes de Campos não deu, mas resolveu equivocadamente, em despacho liminar, sem ouvir as razões do blog, decretar a censura ao blog e suspender quase 100 posts – alguns dos quais nem sequer fazem referência a temas políticos – acatando a alegação estapafúrdia do PMDB de que o blog é financiado pelo Governo do Estado (nenhuma prova foi apresentada).

Repetimos: sem qualquer prova.

Samuel Belchior, portanto, entra para a história como adepto dos métodos mais radicais da ditadura, ao investir contra a liberdade de expressão e propugnar o fechamento de um meio de comunicação – o Goiás 24 Horas – que funciona no espaço mais aberto que a história jamais proporcionou para a livre manifestação da humanidade: a internet.

Pois é: apequenou-se.