sexta-feira , 29 março 2024
Goiás

Welliton Carlos diz que Caiado “é moleque” se não provar acusação de que há um “comando do narcotráfico no Governo de Goiás”

O advogado e jornalista Welliton Carlos, nos microfones da rádio 730, disse que ficou sem entender as declarações do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) quanto a existência de um comando do narcotráfico no Governo de Goiás.

“Se existe alguma denúncia, gostaria que o deputado Ronaldo Caiado levasse ao Núcleo de Estudos de Criminalidade e Violência, da Universidade Federal de Goiás, do qual faço parte, e ao Ministério Público. Pois jamais ouvimos falar disso. Acho que o deputado viajou na maionese”. Welliton, que é comentarista da rádio 730, achou estranho. “Se Caiado não apresentar provas, estará sendo moleque”.

Welliton, que realiza doutorado na UFG e investiga a criminalidade no Entorno de Brasília, disse que são infundadas as denúncias de Caiado, devido ao ciclo identificável de instalação do narcotráfico em um ambiente. “Primeiro, em Goiás, não existe conflito entre facções, mas assassinatos entre vendedor e usuário e pequenos e médios traficantes. Sequer existem facções. Segundo, hoje não se pode nem dizer que o narcotráfico comanda o Governo do Rio de janeiro, que está em uma escala de zero a dez, em dez, em termos de interferência do tráfico na vida social”.

Além disso, não existe particionamento de produtos e territórios, diz Welliton. “Crime organizado já existe, mas não se sabe se ligado ao tráfico, que requer especialização e comando identificável pelas ações”.

Para Welliton, Caiado é irresponsável quando solta informações “eleitorais”, sem comprovação, descabidas e estranhas. “Fala pelos cotovelos. Deveria saber que o que fala é percebido e existem pesquisas e investigações sobre violência em Goiás e no Brasil. O deputado deve mostrar provas do que disse. E provas são investigações de alguma corporação, com fortes indícios e provas materiais, como vídeos, documentos e fotos. O deputado deve estar assistindo Tropa de Elite demais”, disse.