quinta-feira , 25 abril 2024
GoiásImprensa

E você, leitor, acredita que o blog 24 Horas pode influenciar o resultado das eleições de 2014 em Goiás?

A justificativa do juiz eleitoral Airton Fernandes de Campos para decretar a censura de quase 100 posts do Goiás 24 Horas, que foram retirados da internet após a sua ordem restritiva, foi que a ampla penetração do blog pode influenciar o resultado das eleições de 2014 em Goiás.

Você, leitor, acredita nisso? Que um blog de internet pode modificar o resultado de um processo eleitoral como o do ano que vem, quando mais de três milhões de eleitores comparecerão às urnas para escolher o novo governador do Estado?

O PMDB e o PT, que pediram a censura ao Tribunal Regional Eleitoral, e o juiz Airton Fernandes de Campos, que decretou a censura, acreditam.

No mundo de hoje, bilhões de informações circulam simultaneamente pela internet, a cada momento. Supor que uma parcela ínfima delas – no caso os posts do Goiás 24 Horas – irá influenciar um eleitorado de mais de três milhões é um equívoco e uma falta de conhecimento sobre como se processa a comunicação no mundo moderno.

Todos os blogs, todos os perfis nas redes sociais, são produtores de conteúdo. Não há como censurar a livre circulação de informações. Por exemplo: os posts proibidos pelo juiz Airton Fernandes de Campos estão no cachê do Google e de lá jamais poderão ser apagados.

Ou seja: continuarão a ser acessados e não há como impedir que o sejam – e, de resto, é uma infantilidade acreditar que possam influir na cabeça de mais de três milhões de eleitores, a maioria dos quais jamais lerá qualquer um desses posts.

Por isso, a censura ao 24 Horas é só um atentado contra a liberdade de expressão.

Nada mais.