terça-feira , 23 abril 2024
GoiásImprensa

Jornal Opção registra que Jornal do Meio Dia superou programas da TV Anhanguera

Leia nota do Jornal Opção:

Ibope de agosto mostra que Jornal do Meio Dia superou programas da TV Anhanguera

O Ibope divulgou, na semana passada, a audiência de agosto deste ano das emissoras de televisão de Goiás. Mais uma vez, o “Jornal do Meio Dia”, da TV Serra Dourada (afiliada ao SBT), supera o “Jornal Anhanguera 1ª Edição”, da TV Anhanguera (afiliada à Globo) — 10,37 pontos contra 8,56 pontos. Nos últimos 14 meses, o “Jornal do Meio Dia” está na liderança. O “Balanço Geral”, da TV Record, com 7,47 pontos, aproxima-se do “Jornal Anhanguera”. Ficou apenas 1,01 pontos atrás. Trata-se da audiência mensal. Durante um dia, ou dois dias, o “Balanço Geral” superou os concorrentes.

Enquanto a Anhanguera perdeu audiência em Goiás — cerca de 50% —, a da Serra Dourada foi a única que efetivamente cresceu. Record e Band permaneceram estáveis.

No ranking das 50 maiores audiências, a Anhanguera/Glo­bo é superada pela Serra Dourada/SBT. A Serra Dourada lidera com 24 programas e a Anhanguera tem 22 programas na liderança (conta-se, aqui, também os programas da Globo). O dado é apontado como um fato histórico na televisão goiana, pois é a primeira vez que isto ocorre. A Record tem quatro programas em primeiro lugar (“José no Egito”, “Domingo Espe­ta­cular”, “Goiás Record” e “Ba­lanço Geral”), nos seus respectivos horários.

Entre as 18 horas e meia-noite, a aliança Anhanguera/Globo é imbatível (mas a Serra Dourada lidera no período anterior e na madrugada). Sua audiência é largamente “puxada” pelas novelas e pelo “Jornal Nacional”. O “Jornal Anhanguera 2ª Edição” aparece com uma audiência de 18,32% — considerada alta (é a oitava maior audiência, abaixo apenas, na concorrência, de “Chiquititas”). A audiência seria potencializada por duas novelas. Um dado curioso é que, no seu horário, a novela “Chiquititas” é a líder absoluta, com 18,53%. Nenhum programa da TV Goiânia, emissora que retransmite a programação da Band, lidera em Goiás.

Comenta-se, nos bastidores da Anhanguera, que a Globo está preocupada com a audiência da emissora goiana. Os executivos da Platinada não entendem como uma emissora com a estrutura da Anhanguera pode perder para uma emissora, a Serra Dourada, que tem uma estrutura muito menor. Uma emissora goiana estaria pressionando o Ibope para não “vazar” os dados para a imprensa. Cu­riosamente, os dados divulgados pelo Jornal Opção “saíram” precisamente desta emissora, e não das concorrentes.