quarta-feira , 24 abril 2024
GoiâniaGoiásImprensa

No Pop: ao substituir Simão na Sefaz, Taveira promete elevar receita do Estado

Leia matéria do jornal O Popular:

Governo

Ao substituir Simão na Sefaz, Taveira promete elevar receita

Sob muita emoção, governador Marconi Perillo anunciou a saída de Simão Cirineu da Secretaria da Fazenda, que será comandada por José Taveira, que estava no Detran

Ricardo César 21 de setembro de 2013 (sábado)

Depois de 2 anos e 9 meses à frente da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Simão Cirineu anunciou ontem sua saída da pasta para assumir uma secretaria extraordinária do governo, em Brasília (DF), arrancando lágrimas do governador Marconi Perillo (PSDB) e de auxiliares do governo, durante evento em que foi anunciada a liberação de um empréstimo de R$ 1,560 bilhão para o Estado.

Seu substituto, José Taveira da Rocha, ex-presidente do Detran-GO, tomou posse três horas após o anúncio da saída de Simão da Sefaz, sob a promessa de maximizar a receita do Estado e de continuar a estratégia de equilíbrio das contas públicas traçada pelo antecessor. O atual diretor de Operações do Detran-GO, coronel Sebastião Vaz, ficará interinamente à frente do Detran.

Saída

A saída de Simão vinha sendo articulada por ele junto ao governador Marconi Perillo (PSDB) desde o ano passado. Ele alegava necessidade de ficar mais próximo de sua família, que reside em Brasília (DF). Marconi tentou adiar o desligamento da pasta por várias vezes, por conta do trabalho realizado no equilíbrio das contas do Estado.

O governador chegou a fazer um apelo público, em Catalão, em junho deste ano, pela permanência de Simão até dezembro. No último mês, porém, assuntos pessoais agravaram a necessidade de Simão de regressar a Brasília.

Ele comunicou sua saída, em definitivo, após a finalização do empréstimo junto ao Banco do Brasil, cujas negociações foram iniciadas em maio deste ano. O governador aceitou o pedido.

Solenidade

Na solenidade de ontem, Marconi pediu a um de seus assessores a letra da música Encontros e Despedidas, de Milton Nascimento. Após falar sobre o empréstimo concedido pelo BB, anunciou que leria, ali, uma poesia para um amigo. Ao ler os primeiros três versos, o governador engasgou e fitou Simão Cirineu, que estava sentado à sua direita. Marconi não conteve as lágrimas no restante da leitura. Alguns secretários também choraram.

Simão, que já foi secretário da Fazenda de Minas Gerais e de Planejamento do Maranhão, e atuou como economista de carreira do Banco Central (Bacen), agradeceu e lembrou que nunca foi agraciado com gestos tão simbólicos como os que recebeu ontem. “Estou muito feliz. Nunca vi isso na minha vida, e já passei por muitos lugares”, disse.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...