sexta-feira , 19 abril 2024
Imprensa

Dilma fez graça em sua volta ao Twitter, mas escorregou nas normas gramaticais

A presidente Dilma fez graça com o perfil Dilma Bolada nesta sexta-feira. No entanto, houve diversos erros de português, sendo o principal o uso (ou não) das vírgulas.

Veja matéria do UOL:

Em reestreia no Twitter, presidente Dilma escorrega no português

Esta manhã de sexta-feira (27) foi agitada para Dilma (Rousseff, a presidente) e Dilma (Bolada, perfil humorístico da presidente).

Para marcar a reestreia da primeira (o perfil oficial da presidente) no Twitter, a “outra” (desculpe-nos, diva Bolada, mas a original tem suas prerrogativas) conduziu uma entrevista com a presidente. Foi um evento que repercutiu na mídia. Aqui no UOL é assunto da Home, com a matéria “Dilma volta ao Twitter com entrevista a perfil fake e lança Instagram e Facebook”.

A presidente escorregou no português ora se esquecendo de usar a vírgula, ora se excedendo no emprego desse que é um dos sinais de pontuação mais difíceis de usar seguindo a “norma culta” (é assim que chamamos a aplicação estrita das regras ortográficas e gramaticais).

Mas caiu na rede… é peixe! E o UOL Educação puxou a lupa do bolso para apontar os erros (quem nunca?) e mostrar como a linguagem usada no dia a dia (coloquial) pode atrapalhar qualquer mortal na hora de juntar letrinhas. Um alerta: em caso de escrever redações de vestibular ou textos oficiais, nada de deslizes. O que vale é a cartilha das regras.

Veja o primeiro tuíte:

Dilma Bolada @diImabr
Bom dia pra mim mesma linda, maravilhosa, sempre eu, @dilmabr. Finalmente o profissional e pessoal se cruzando….

Dilma Rousseff ✔ @dilmabr
.@diImabr Bom dia linda maravilhosa,sempre acompanhei vc.Mas não me dê bom dia.Mas me dê bons resultados.

 

De varinha em riste, o UOL Educação mostra que, nesse caso, a frase deveria ter mais vírgulas:

“Bom dia (vírgula) linda (vírgula) maravilhosa, sempre acompanhei você. Não me dê bom dia, mas me dê bons resultados”
Quando a gente está chamando alguém, esse termo que na “língua” da gramática se chama vocativo precisa estar isolado dos outros termos por vírgula. Exemplificamos para ajudar: “Menino, não faça isso!”; “Já estou chegando, amor” ou ainda “José, você mandou o recado?”.

Começar uma frase com pronomes oblíquos (me, lhe, por exemplo) está errado pela norma culta. Principalmente, se a frase for uma ordem (modo imperativo afirmativo) – caso do “me dê bons resultados”. No entanto, é preciso dar uma de Tim Maia: “Me dê motivo” para justificar a Rousseff: fica muito artificial essa utilização. Algum internauta se imagina fazendo um pedido assim no restaurante: “Dê-me um café”? Existe um poema em que Oswald de Andrade faz uma brincadeira com isso (Pronominais).

Lembramos mais uma vez: em provas, esqueça o uso da linguagem falada e capriche nas normas gramaticais.

Outro uso da vírgula: linda e maravilhosa são duas qualidade da Dilma Bolada e, por isso, a melhor maneira de escrever seria com vírgulas. Também poderia ficar assim: “Bom dia, linda e maravilhosa”.

Na lista (varinha segue em riste), apontamos ainda um exagero nos “mas”. A presidente deveria ter optado por usar esse conectivo de oposição apenas uma vez para não confundir a ideia do tuíte.

Dilma Rousseff ✔ @dilmabr
.@diImabr Como disse na ONU. Vamos nos proteger. O novo marco civil da Internet vai ampliar a privacidade dos brasileiros.

Faltou de novo. No tuíte acima, a presidente colocou um ponto final (será que existe alguma mensagem escondida?) em vez de uma vírgula.

Ficaria melhor assim:

Como disse na ONU, vamos nos proteger
Outra postagem com erro:

Dilma Rousseff ✔ @dilmabr
Somos a 3ª economia que + cresceu no mundo no 2º trimestre. Quem aposta contra o Brasil, sempre perde.
12:57 PM – 27 set 2013

Se, na postagem anterior, Dilma oficial esqueceu umas vírgulas, aqui uma sobrou.

Quem aposta contra o Brasil sempre perde.
Segundo a norma culta, sujeito (“quem aposta contra o Brasil”) e predicado (“sempre perde”) não podem ficar separados por vírgula. Ainda assim, há teóricos que discordam e acham que, em nome do ritmo da frase, uma vírgula pode perfeitamente estar aí (diga a frase com a pausa entre sujeito e predicado e você vai entender o que estamos querendo dizer).

Depois desse desfile de regras, a equipe do UOL Educação espera não ser tachada por aí de polícia gramatical. Afinal, no Twitter, assim como na linguagem da conversa do dia a dia, o que vale é se fazer entender. Mas repetimos (sim, pela terceira vez, para você entender a importância disso) que, nas provas, a norma culta deve reinar soberana, pois é dela que você vai precisar para se aprofundar em qualquer campo do conhecimento.

*Com a ajuda inestimável de Thaís Nicoleti, consultora de língua portuguesa do UOL e da Folha

 

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...