sexta-feira , 29 março 2024
ImprensaOpinião

Serpes/O Popular: 83% acham que políticos são muito desonestos

O Popular registra que pesquisa do Instituto Serpes mostra como a população de Goiânia vê oito categorias profissionais: médicos, advogados, jornalistas, policiais, fiscais de renda, juízes e servidores públicos em geral, além de políticos. O levantamento aponta o grau de honestidade de cada segmento, na opinião dos goianienses. A categoria políticos foi a que teve maior número de participação (apenas 1,2% dos entrevistados não quis opinar) e também a que alcançou o maior índice de rejeição – 83% das pessoas consultadas acreditam que políticos são muito desonestos. Apenas 1,5% das 401 pessoas ouvidas pelo instituto disseram considerar os políticos muito honestos. Outros 1,7% os consideram mais honestos que desonestos. A pesquisa foi realizada em duas etapas, nos dias 14 e 15, e 21 e 22 de setembro, nas Regiões Central, Norte, Sul, Leste e Oeste de Goiânia. A margem de erro é de 4,89 ponto porcentuais para mais ou para menos.

Na mesma reportagem, a informação é de que das oito categorias avaliadas, os advogados aparecem com o segundo maior porcentual na classificação muito desonestos (19,9%), seguidos pelos fiscais de renda (18,7%). Ainda sobre os advogados, 42,9% dos entrevistados disseram os considerar mais desonestos do que honesto, elevando a avaliação negativa. Na categoria fiscais de renda houve o maior índice de abstenção, com 21,2% dos entrevistados não opinando. Na contramão dos políticos, jornalistas é a categoria melhor avaliada pelos entrevistados. 40,1% consideram que os profissionais são mais honestos do que desonestos e 37,9% os considera muito honestos. Em seguida, a categoria médicos também aparece com boa avaliação (são considerados mais honestos do que desonestos por 47,6% dos entrevistados e muito honestos por 17,5%). Policiais (inclui civis e militares) também têm boa colocação no grau de confiança, com 42,1% dos entrevistados apontando-os como mais honestos que desonestos.

Em reportagem coordenada, O POPULAR informa que entre os entrevistados pelo Instituto Serpes, quanto maior o grau de escolaridade, maior a avaliação negativa – a classificação em muito desonestos ou mais desonestos do que honestos – na avaliação dos políticos e advogados. A maioria, entre os que os avaliaram negativamente, declarou possuir curso superior. Ambos têm pior avaliação do sexo feminino e entre jovens – faixa de 16 a 24, no caso dos advogados, e de 25 a 34 anos no caso dos políticos. Médicos e jornalistas foram melhor avaliados por entrevistados com idade de 35 a 49 anos, mas são opostos quanto ao sexo – médicos têm melhor avaliação entre homens, enquanto jornalistas são melhor avaliados por mulheres. Quanto ao nível de instrução, a maioria dos que avaliam positivamente os médicos tem curso superior; já na categoria jornalistas a avaliação é melhor entre entrevistados que declararam possuir nível fundamental.

Artigos relacionados

Opinião

Ronaldo Caiado, um gangster no governo de Goiás

Antes de morrer em uma emboscada em 2021, armada por milicianos infiltrados...

Opinião

Advogada mandou beijinho e piscou para Promotor de Justiça para criar contenda

A ironia foi a arma da advogada criminalista Marília Gabriela Gil Brambilla...

Opinião

Pergunta do dia: Jorge Caiado vai dar no pé ou encarar?

Esta foi a pergunta que mais me fizeram no início da manhã...

Opinião

Caiado virou papagaio de pirata de Tarcísio em Israel

Se a intenção era ganhar protagonismo entre os bolsonaristas, Caiado se deu...