Leitora de O Popular escreve carta para criticar gestão de Patrícia Veras à frente da SMT. “Trânsito de Goiânia continua na mesma”, diz

Carta publicada na edição de O Popular desta segunda-feira:

Trânsito em Goiânia

No início do ano, quando foi anunciada a nomeação de Patrícia Pereira Veras para o cargo de secretária Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia, ocorreram várias manifestações contrárias, inclusive aqui neste espaço, sob a alegação de que ela não conhecia Goiânia, não conhecia os nossos costumes no trânsito e etc.

De minha parte, ao observar o seu currículo e as informações divulgadas dando conta de que havia exercido esse mesmo cargo em Campinas e São José dos Campos, em São Paulo, fui envolvido por uma grande esperança de que o nosso trânsito finalmente seria tratado com profissionalismo, pois São José dos Campos é uma cidade muito bem sinalizada, não há conversões à esquerda, é proibido estacionar nas vias de trânsito rápido e etc.

Entretanto, para decepção de todos nós, já se passaram nove meses e o trânsito de Goiânia continua na mesma. Não há sinalização indicativa de bairros e logradouros públicos, nem de velocidade permitida – nossos motoristas circulam a 20 km por hora, onde a velocidade pode ser 60 –, os semáforos continuam sem sincronia e grande parte deles está com a luz verde invisível, pois o vidro parece estar sujo de poluição. Avenidas movimentadas e de trânsito rápido ainda contam com conversões à esquerda, não há agentes de trânsito e com isso não andamos mais que um quarteirão sem ver um motorista cometendo infração. Enfim, continuamos na mesma.

Prezada secretária, tenho consciência de que para realizar são necessários recursos financeiros, que sempre alegam faltar em sua pasta, mas pela grandeza do seu currículo entendo que não deveria se submeter a apenas cumprir um expediente burocrático, mas cobrar firmemente do prefeito uma atenção maior para a área do trânsito, pois recursos devem existir, o que falta é definição de prioridades.

Por exemplo, por que trocar as ótimas luminárias da Avenida Anhanguera? Verba carimbada? Por que não tem verba carimbada para o trânsito?

Macilene R. de Oliveira

Centro – Goiânia