sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Quando um sindicato é rejeitado pela sua base: Sintego paga a conta dos anos e anos de peleguismo pró-PT

O Sintego – Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Goiás – vive hoje uma tremenda crise existencial: os professores municipais de Goiânia, que estão em greve, rejeitaram a intermediação do sindicato e exigem uma negociação direta com o prefeito Paulo Garcia.

O Sintego, sempre tão ávido nas greves contra o Governo do Estado, ficou contra a greve da educação municipal. Em nota oficial, o sindicato explica por que não apoia o movimento: “Não apoia ainda porque o movimento é baseado numa série de inverdades inventadas com o intuito de espalhar o terror na categoria, este sim, um movimento politiqueiro, organizado por quem não tem legitimidade para negociar em nome da categoria”.

Não fosse apenas bizarra, a justificativa do Sintego para se opor aos professores municipais não tem o menor fundamento. A greve não está sendo organizada por nenhuma liderança e vai se desenvolvendo através de um comando coletivo, que não abre mão de sentar e negociar com a Prefeitura as suas reivindicações – todas situadas dentro da lógica salarial e operacional da categoria.

Não se tem notícia de uma greve, em Goiás, em qualquer área profissional, onde o sindicato se posiciona contra a sua base e dá apoio ostensivo ao patrão, no caso, a Prefeitura de Goiânia.

O problema é que o Sintego perdeu a credibilidade ao forçar a mão no seu envolvimento político-partidário com o PT, servindo de cabo de chicote para os interesses eleitorais de gente como o deputado Mauro Rubem e a própria presidente do sindicato, Ieda Leal, que mais cedo ou mais tarde terminará se candidatando a algum cargo eletivo.

São anos e anos de peleguismo. A conta chegou agora: os professores de Goiânia não querem ser representados pelo Sintego.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...