quinta-feira , 25 abril 2024
GoiásImprensa

Ao instalar sua montadora de motos em Pernambuco, Vanderlan provou que é bom empresário, diz Jornal Opção. Já na política…

Em editorial, o Jornal Opção deste fim de semana analisa os últimos acontecimentos envolvendo o empresário socialista Vanderlan Cardoso.

Para o semanário, não sem uma ponta de ironia, Vanderlan é muito melhor empresário que político. Uma das provas da sua competência para negócios seria a instalação de uma fábrica de motocicletas, não em Goiás, mas em Penambuco, terra do governador Eduardo Campos, líder maior e presidenciável do PSB – partido de Vanderlan.

A montadora de Vanderlan fica na cidade de Caruaru, no agreste pernambucano, e resulta de uma parceria do empresário com investidores chineses, donos da maior fábrica de motocicletas da China, a Lifan Motorcycles. São R$ 100 milhões em recursos para gerar empregos e riquezas para Pernambuco.

Enquanto vai bem no mundo capitalista, Vanderlan derrapa na política. Um dos seus conselheiros é o ex-governador Alcides Rodrigues e o Jornal Opção pergunta: “Ao escalar como um de seus principais conselheiros Alcides — que não fez um governo qualitativo e modernizante; não é à toa que o chamam de líder da vanguarda do atraso —, Vanderlan tem condições de se dizer diferente e moderno?”.

O próprio semanário responde: “(Vanderlan) não tem cultura, mas não é néscio — ao contrário do que muitos pensam. É um realista em tempo integral, mas engana-se, aparentemente, quando parece confundir a política com o mundo empresarial. Política e negócio privado têm ritmos e estruturas diferentes”.