quinta-feira , 25 abril 2024
EleiçõesGoiás

O que Iris e Vanderlan têm em comum? Ambos fizeram os seus maiores investimentos fora de Goiás, que querem governar

Atualmente desenvolvendo um ensaio de aproximação, o ex-prefeito Iris Rezende e o empresário Vanderlan Cardoso têm muitas coisas em comum, que até podem ajudar em uma eventual aliança política.

Por exemplo: os dois são milionários. Não é possível saber qual dos dois é mais rico. Vanderlan é dono de fábricas gigantescas. No momento, conclui investimentos de mais de R$ 100 milhões em Pernambuco, onde está instalando uma montadora de motos e triciclos, em parceria com empresários chineses, e mais uma unidade da Mycos, que produz salgadinhos.

Já a fortuna de Iris é de outra natureza. Iris tem propriedades rurais valiosíssimas. Possui também rebanhos de gado nelore e planta extensas lavouras de soja. Quando foi senador da República, era listado como um dos cinco mais ricos da Câmara Alta.

Mas o que é que os dois têm em comum, além da espetacular situação econômica? Ora, querem governar Goiás e se preparam para disputar as eleições de 2014, mas, para gerar empregos e riquezas, preferiram canalizar seus recursos para outros Estados.

Iris foi para o Mato Grosso. Lá ele e seus irmãos são adquiriram vastas extensões de terras, com pistas asfaltadas de pouso e até usina hidrelétrica particular. Criam gado e plantam lavouras, que contribuem para engordar o PIB de… Mato Grosso, lógico. Goiás, que é o Estado do agronegócio, foi preterido pelos irmãos Rezende.

Vanderlan, por sua vez, foi para Pernambuco. Tá, dá até para justificar a construção lá de mais uma unidade da Myco’s no nordeste, para atender a região com menor custo. Mas uma montadora de motos e triciclos, que é uma indústria metalmecânica, aí é difícil explicar. Goiás já tem três fábricas de automóveis – a Mitsubishi, a Suzuki e a Hyundai – e dispõe de todas as condições para abrigar a montadora que Vanderlan… levou para Pernambuco.

Governar Goiás significa defender os interesses do Estado e da sua população. Significa atrair investimentos e gerar empregos e riquezas para os goianos.

Coisa que Iris e Vanderlan fizeram… mas para os matogrossenses e para os pernambucanos.