quinta-feira , 18 abril 2024
Goiânia

Vergonha: professores deixam plenário da Câmara, mas Clécio suspende sessões até terça-feira

Veja matéria de O Popular, assinada pelo jornalista Vandré Abreu:

Greve da educação

Os professores voltam ao trabalho, já os vereadores…

Servidores da rede municipal desocuparam ontem o plenário da Câmara, mas presidente da Casa diz que sessão só no dia 29

O fim de greve na rede municipal de Educação levou os professores e servidores da rede a deixarem o plenário da Câmara de Goiânia ontem pela manhã após 13 dias de ocupação. Entretanto, o presidente da Casa, vereador Clécio Alves (PMDB) decidiu estender por mais uma semana o período de paralisação dos trabalhos no plenário. Assim, enquanto os professores já retomam as aulas hoje, os vereadores só devem votar projetos de lei na próxima terça-feira, no dia 29.

Os vereadores não estão em greve, mas, segundo Clécio, os aparelhos eletrônicos do plenário foram estragados pelos professores. E ele não acredita que tudo seja arrumado até amanhã, véspera de feriado prolongado em Goiânia, por causa do aniversário da capital no dia 24. Mesmo assim, a oposição promete abrir a sessão hoje, mesmo com a ausência do presidente, desde que consiga quórum suficiente.

Clécio determinou a realização de uma vistoria no plenário sobre as condições de seu funcionamento. O trabalho deve ser finalizado na tarde de hoje, quando se saberá qual o custo dos supostos danos causados. “Posso afirmar que houve danos, sobretudo no nosso painel eletrônico e nos microfones utilizados pelos vereadores”, argumenta o vereador.

Um dos assessores da presidência ligou ontem para todos os vereadores para informar que não haveria sessão ordinária hoje. Uma reunião às 10 horas de amanhã foi marcada pelo presidente. A pauta é os informes sobre a vistoria e a convocação para a sessão ordinária para o dia 29.

A intenção da oposição é que ocorra a sessão ordinária. Segundo o vereador Virmondes Cruvinel (PSD), de acordo com o regimento da Casa, doze vereadores podem abrir a sessão. No grupo haverá a presença do segundo vice-presidente da Câmara, o vereador Rogério Cruz (PRB), que seria o responsável por abrir a sessão, já que nem Clécio e nem Paulinho Graus (PDT) devem comparecer. “Só o plenário pode decidir pelo encerramento da sessão e não o presidente”, avalia Cruvinel.

A sessão ordinária da Câmara está suspensa desde o dia 8, quando ocorreu a ocupação do plenário pelos funcionários da rede municipal de ensino. O caso ocorreu após a votação da primeira emenda de Cruvinel ao projeto de lei que modifica o Auxílio Locomoção dado aos professores. “Eu acompanhei a desocupação dos servidores e eles deixaram o plenário limpo. Vi que eles limparam tudo, mas realmente não posso dizer se houve danos aos aparelhos eletrônicos”, relata o oposicionista.

Clécio ainda não afasta a hipótese de ocorrer sessão ordinária amanhã. No entanto, o mais provável é que as votações retornem na próxima semana, quando ocorrerá a votação de outra emenda para o Auxílio Locomoção. A tendência é que ela seja rejeitada, conforme foi acordado na reunião da Prefeitura com os grevistas, na presença dos vereadores.

O presidente da Casa afirma que, logo após a votação ao Auxílio Locomoção, será apreciado no plenário o pedido do prefeito Paulo Garcia (PT) para que ele, seu chefe de gabinete Iram Saraiva Júnior e o secretário de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Nelcivone Melo, realizem viajem à Ásia. O trio deve ficar fora de Goiânia entre os dias 4 e 16 de novembro e, por isso, a urgência na votação ao pedido do executivo.

Ontem, depois que os grevistas deixaram a Câmara, Clécio chamou os atos de “vandalismo da pior forma que existe”. “Tomaremos todas as precauções para que essa invasão não se torne habitual. A democracia é saudável, mas anarquia e vandalismo são lamentáveis”, salienta. O presidente afirma que ainda vai avaliar quais medidas serão tomadas para impedir uma nova ocupação da Casa, mas garante que o direito do cidadão de permanecer nas galerias será mantido.

Trabalhos parados

Mesmo com a paralisação dos trabalhos na Casa por 21 dias, Clécio afirma que não será necessária a convocação de sessões extraordinárias para o cumprimento do ano legislativo. Na semana passada, o POPULAR divulgou que pelo menos 80 projetos e 100 requerimentos estão acumulados na Casa. “Desde que ocupei a presidência nunca houve o fim de sessão por falta de quórum. Não sei se temos a necessidade de reposição.”

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...