sexta-feira , 29 março 2024
GoiâniaOpinião

Leitor de O Popular escreve carta dizendo que Paulo Garcia não gosta de árvores e que túnel da Araguaia é “enganação”

O leitor Dimas Vieira da Rocha tem carta publicada em O Popular, neste sábado, onde faz críticas e ironiza a construção do túnel da Avenida Araguaia pelo prefeito Paulo Garcia.

Dimas lembra que a propaganda veiculada pela Prefeitura mostrava o túnel recoberto por árvores, mas, na realidade, isso não acontece: “A única coisa que teremos é um enorme platô de concreto na parte superior”, detalha.

E acrescenta: “Como o senhor prefeito já mostrou por diversas vezes que não gosta de árvores, teremos ali um deserto no melhor estilo Niemeyer”.

(Comentário do blog 24 Horas: essa observação sobre “um deserto no melhor estilo Niemeyer” é interessante; basta verificar Brasília, em toda a sua amplitude, e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, de Goiânia, como exemplos, para verificar que, de fato, o arquiteto Oscar Niemeyer não projeta obras com árvores).

Por fim, Dimas liquida o túnel da AVenida Araguaia com uma frase certeira: “Esse túnel me parece mais uma enganação. Não há ganho nenhum em termos de trânsito, pois a única coisa que aconteceu foi o rebaixamento da pista da avenida”.

Veja a carta completa:

 

Segundo o dicionário Michaelis, túnel é: “Uma passagem subterrânea através de montanhas, grandes aterros, ou por baixo de um rio. Cavidade feita por certos insetos ou outros animais, tais como térmites, toupeiras e etc. Corredor estreito, fechado e pressurizado, pelo qual se comunicam dois compartimentos pressurizados (mantidos a uma pressão atmosférica quase normal) de um avião.”

O “túnel” da Avenida Araguaia não se encaixa em nenhuma dessas definições. Não é uma passagem subterrânea, já que foi escavada e toda a sua superfície foi removida, sendo construído um “teto” de concreto. A única finalidade que vejo nessa obra é a interligação entre os dois parques. Nas propagandas do projeto original, mostrava-se essa área toda arborizada, cheia de árvores, como se fossem um único parque. Também não vejo como isso será feito na atual conjuntura.

Por tudo isso, esse túnel me parece mais uma enganação. Não há ganho nenhum em termos de trânsito, pois a única coisa que aconteceu foi o rebaixamento da pista da avenida. E a única coisa que teremos é um enorme platô de concreto na parte superior. Como o senhor prefeito já mostrou por diversas vezes que não gosta de árvores, teremos ali um deserto no melhor estilo Niemeyer.

Dimas Vieira da Rocha
Setor Jaó – Goiânia

Artigos relacionados

Opinião

Ronaldo Caiado, um gangster no governo de Goiás

Antes de morrer em uma emboscada em 2021, armada por milicianos infiltrados...

Opinião

Advogada mandou beijinho e piscou para Promotor de Justiça para criar contenda

A ironia foi a arma da advogada criminalista Marília Gabriela Gil Brambilla...

Opinião

Pergunta do dia: Jorge Caiado vai dar no pé ou encarar?

Esta foi a pergunta que mais me fizeram no início da manhã...

Opinião

Caiado virou papagaio de pirata de Tarcísio em Israel

Se a intenção era ganhar protagonismo entre os bolsonaristas, Caiado se deu...