sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Auditor da própria Prefeitura de Goiânia denuncia contrato de terceirização da arrecadação tributária com a Eicon

Apresentando-se como auditor de tributos da Prefeitura de Goiânia, função que exerce há 15 anos, Alexandre Macedo Moraes teve carta publicada nesta segunda-feira em O Popular – onde denuncia o contrato de terceirização de arrecadação tributária que o Paço Municipal está firmando com a Eicon Controles Inteligentes.

Segundo o auditor, o mesmo serviço, a um custo bem menor, poderia ser feito pela própria equipe da Secretaria de Finanças. Com uma vantagem: o sigilo dos dados fiscais dos contribuintes estaria assegurado, em vez de se permitir a uma empresa privada o acesso a um banco de dados da importância do cadastro dos contribuintes de Goiânia.

O contrato entre a Prefeitura e a Eicon, ainda conforme a denúncia do auditor, também fere princípios constitucionais e foi resultado de uma licitação que não obedeceu a critérios técnicos, obrigatórios no caso de uma empresa de informática, mas apenas de valor financeiro.

Veja a íntegra da carta do auditor Alexandre Macedo Moraes:

Terceirização da arrecadação

Vou discorrer aqui não como auditor de tributos, função que exerço há mais de 15 anos na Prefeitura de Goiânia. Quero protestar como contribuinte e como cidadão. O contrato celebrado entre a empresa Eicon Controles Inteligentes e a Prefeitura fere sim princípios constitucionais, que serão devidamente colocados à mostra pelas autoridades competentes.

A licitação não seguiu, por exemplo, critérios técnicos, apenas de valor, que seriam necessários para contratar uma empresa de software. Não vejo que há garantia nenhuma, conforme o secretário de Finanças citou, de que a arrecadação terá acréscimo de 30%. Trata-se apenas de um “chute cego”. Ou será que essa empresa tem algum programa mágico que, além de descobrir os pontos cegos da arrecadação municipal, fará também a arrecadação desses tributos? Serão pagos a essa empresa R$ 3,6 milhões sem garantia de retorno real.

Todos os dados financeiros e fiscais passados e atuais estarão nas mãos de uma empresa paga para fazer trabalho que, com investimento muito menor, pode ser feito pela Secretaria de Tecnologia (Setec), órgão de informática da Prefeitura e pela Administração Tributária, que não recebe nenhum investimento há 15 anos.

Realmente, a Prefeitura não está inventando a roda, conforme disse o secretário de Finanças. Ela está agindo como muitos governantes de nosso País, que agem com o erário público com um descaso e irresponsabilidade que atinge toda a população. E é dever de todos nós ficarmos atentos a isso.

Alexandre Macedo Moraes

Parque Anhanguera – Goiânia

 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...