quarta-feira , 24 abril 2024
Goiânia

12 anos de gestão de Iris e PT matam o Centro de Goiânia, diz reportagem de jornal

Há 12 anos comandando a prefeitura de Goiânia, os prefeitos do PT e PMDB (Pedro Wilson, Iris Rezende e agora Paulo Garcia) não conseguiram evitar a morte do Centro da Capital.

É o que aponta reportagem publicada na edição deste domingo do jornal O Hoje. Com o título “A morte silenciosa do Centro de Goiânia”, a matéria aponta que “falta de segurança e a não revitalização para o esvaziamento diário do setor central da capital e para a morte”.

O interessante é que o tema revitalização do Centro de Goiânia sempre foi bandeira de campanha dos peemedebistas e petistas.

Leia a reportagem completa:

A morte silenciosa do Centro de Goiânia

Falta de segurança e a não revitalização contribuem para o esvaziamento diário do Setor Central da capital e para a morte

Mário Braz

O abandono em massa tem hora e dias marcados. O toque de recolher conserva-se sobre o nome de horário comercial. O Centro de Goiânia é usado de segunda-feira a sábado por aqueles que destinam à região apenas a expressão da prática profissional. Localização expoente da capital, habitada por famílias de alto poder aquisitivo, o Centro, hoje, é descrito sob a observação participante de Claudete Barroso Santana, moradora “há mais de 60 anos”: “O que eu vejo é um bairro ocupado por idosos e casais de idosos resguardados nos apartamentos”. Por isso, a mulher de 69 anos esclarece que não há investimentos no centro da cidade, uma vez que o público habitante ali não possui, em sua maioria, uma vida social agitada.

O desinteresse pelo centro também cabe em outros relatos, e o problema das drogas, e dos moradores de rua, é citação amiúde na fala daqueles que tem, na região, moradia. Claudete continua o exame e afirma que o fluxo constante de passantes no Centro favorece a mendicância e a prática de pequenos roubos, ações expostas como necessárias à obtenção de dinheiro para manter a dependência nos entorpecentes. A comunidade de moradores de rua, da região central, porém, dá outro motivo para a presença do grupo. O espaço é abrigado pelos olhos da sociedade, e a atuação policial, vigiada, fica inibida de excessos contra as pessoas em situação rua. Segundo eles, na periferia o tratamento policial é bem diferente.

A questão do uso de drogas é alinhavada por Isaura Bezerra Cavalcante, 61 anos, 19 deles vividos no centro. Costureira e modelista, Isaura completa a reclamação. No entanto, o ponto negativo é suprido por uma lista de elogios à região onde mora. Para ela, a localização é o principal fomentador de sua atividade profissional, observando a acessibilidade, a rede de linhas de transporte público e a habituação aos serviços que o Centro oferece. Antiga moradora do Setor Urias Magalhães, região do Vale do Meia Ponte, Isaura aponta dificuldades que teve em exercer a costura no bairro, situação alterada após se mudar para a atual localização. Nesses 19 anos ela já residiu nas Ruas 3 e 24, e há pouco se mudou para a Rua 60.

Mineira, Marlene Ferreira de Souza, a Dona Marlene, vive no setor Central há 11 anos e administra o bar Ponto 18, uma das opções para os que procuram lazer após o horário comercial. A revitalização do Colégio Estadual Lyceu de Goiânia, de acordo com ela, “melhorou muito o ambiente”, no entanto, o abandono que a região vive pós-18 horas tem crescido. A falta de cuidado e manutenção com o bairro tem estimulado a migração para outros setores da cidade. O bar é, conforme a explicação de D. Marlene, frequentado por um público cativo, de moradores da região, conhecidos da proprietária do estabelecimento, ou que tem apego pelo local.

Arquiteto defende mudança de uso

A violência converge das cinco falas, e a insegurança é apontada como repulsão da vida social no centro. Quem comprova uma das causas da desocupação diária é o arquiteto e urbanista John Silveira, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás.

A característica de cidade modernista, devido ao planejamento prévio à criação da capital, traz problemas posteriores, caso a formação urbanística da cidade não seja bem gerida. Segundo ele, a subutilização das áreas, e o zoneamento (que confia a cada região uma função) causam a repulsão, que pode ser revertida. Perguntado sobre o projeto de revitalização da Praça Cívica, John acredita que a mudança estrutural proposta para a praça não é suficiente para reverter o esvaziamento do Centro de Goiânia.

Para ele, “é necessário modificar o uso da região, criar novas formas que não são apenas ligadas ao desenho”, assim, a proposta é promover um uso diferenciado por meio do destino do Centro a residências e a expressão cultural, que, no entanto, devem surgir depois de um empenho político em reverter a insegurança vivida nos horários não comerciais pelo Setor Central. John pondera que a presença policial excessiva também contribui para o sentimento de insegurança. “As pessoas se sentem protegidas quando há gente por perto.”

A pavimentação também é outro ponto abordado pelo urbanista. Ele ressalta que é necessário promover acesso não só aos carros, mas aos pedestres e ciclistas – estes dois últimos grupos desfavorecidos pela dinâmica do trânsito, pelo risco e pela falta de estrutura.

O resgate da vida social é vivido por Claudete. “Aqui, as pessoas se conhecem, se cumprimentam, a relação com os outros é muito próxima, e eu não vejo isso nos outros setores”. Ilhados no centro, os moradores vão se extinguindo e transformando o bairro em um depósito de mão de obra, com característica pendular, destinada apenas ao trabalho, vez que a área que tem potencial de ser aproveitada pelo convívio humano, independente do dia ou da hora.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...