quinta-feira , 25 abril 2024
Imprensa

Terceira via patina e não sai do lugar, diz análise política do jornal O Hoje

Análise política assinada pela jornalista Flávia Guerra, publicada no jornal O Hoje, nesta segunda-feira, afirma que a “terceira via patina e não sai do lugar”. O texto aponta indecisão e abalos internos que amarram a aglutinação entre Ronaldo Caiado, Vanderlan e Friboi. Veja a análise:

Terceira via patina e não sai do lugar

Indecisão e abalos internos amarram a aglutinação entre Ronaldo Caiado, Vanderlan e Friboi 

Flávia Guerra

Tida como a opção contra o que muitos definem como continuísmo político em Goiás, a chamada Terceira Via ainda não se apresenta consolidada no Estado. Ao contrário, amarga a indecisão e os abalos internos que colocam em evidência a fragilidade de seus próprios ideais. Há pouco mais de um ano e meio das eleições, o grupo que representa a alternativa para a já histórica polarização da disputa pelo governo do Estado ainda não chegou a um acordo, não possui uma cara, um nome de consenso.

Na corrida para protagonizar a disputa, e diante de um cenário aparentemente favorável para construção de uma alternativa ao poder, Ronaldo Caiado, líder do Democratas, Vanderlan Cardoso, prestes a se filiar ao PSC, e o megaempresário Júnior Friboi (PSB), travam uma histórica guerra de egos – ainda que aparentemente santa – capaz de desconstruir aquilo que os observadores de plantão consideram a única arma contra a alternância PSDB/PMDB: a união das forças alternativas.

Se, para desbancar a hegemonia tucana, a tradicional oposição PT/PMDB já vem encontrando dificuldades justamente pela falta de consenso, o problema se repete ainda com mais intensidade no grupo dos “independentes”. Ao fazer questão de encabeçar a chapa majoritária, as siglas perdem tempo e as estratégias se enfraquecem. Embora as campanhas ainda estejam proibidas de acontecer, abertamente, o atraso na definição de um representante prejudica a construção de uma relação mais sólida e direcionada com o eleitor.

Recentemente abalada pelo deslize do deputado Simeyzon Silveira (PSC), que retirou assinatura de uma CPI proposta pela oposição na Assembleia Legislativa, a relação de Vanderlan Cardoso e Ronaldo Caiado continua estremecida. Ambos se uniram em 2012, quando caminharam juntos em prol do lançamento de Simeyzon à Prefeitura de Goiânia. Continuavam de mãos dadas até o episódio da CPI, quando Caiado desmoralizou o jovem deputado, considerado menina dos olhos do ex-prefeito de Senador Canedo.

Não bastasse a desavença, Caiado e Vanderlan insistem na candidatura própria ao Palácio das Esmeraldas e, inclusive, já começaram a movimentação no Estado com olhos em 2014. Caiado descarta nova candidatura à Câmara e Vanderlan não admite o posto de vice. Por outro lado, Júnior Friboi também não se aquieta. Tem visitado bases de seu partido no interior e, como ainda não encontrou o aval definitivo para o seu projeto de governar o Estado, namora agora a possibilidade de se filiar ao PMDB. Deixaria a Terceira Via para encabeçar o grupo tradicionalmente oposto a Marconi Perillo (PSDB).

Mas como nem tudo é tão simples em política, Friboi tem esbarrado na resistência do partido de Iris Rezende, que não cogita abrir a guarda para um novo membro com alvo tão direcionado e definido. Mesmo sem um nome definido para o pleito do ano que vem, o PMDB rejeita a condição para a filiação do pecuarista. Apesar do capital financeiro, Friboi não teria capital político, considerado peça-chave para desbancar uma reeleição do atual governador.

Sem espaço para protagonizar a disputa pelo PMDB, restaria ao empresário de carnes permanecer no grupo de Caiado e Vanderlan, completando o trio da chapa majoritária alternativa. Isso se o democrata não recuar e optar por permanecer na chapa de Marconi, cujo vice-governador ainda pertence ao DEM. Aliados dizem que essa possibilidade é real, alguns até apostam nela. Diante disso tudo é difícil prever se a Terceira Via sobreviverá. A única certeza é que tudo ainda está indefinido.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...