Editorial de O Popular bate pesado na deficiente coleta de lixo da Prefeitura de Goiânia

Leia o editorial do jornal O Popular desta sexta-feira:

EDITORIAL
20/12/2013

Os efeitos do lixo

Comprometendo um apreciável número de boas referências da cidade, percebe-se a ocorrência de situações em Goiânia que trazem a marca de locais incivilizados e constituem uma situação verdadeiramente absurda. Dois casos estão no noticiário desta semana, o do entulho depositado indevidamente em uma rua do Setor Bueno e a coleta irregular de lixo em algumas regiões da capital.

Os severos transtornos causados pelas chuvas que caem sobre a cidade são em parte provocados por entupimentos no sistema de escoamento das águas pluviais, causados exatamente pelo lixo lançado indevidamente. Sem um serviço eficiente e regular de coleta, e sem um comportamento adequado da população na destinação correta dos detritos, a tendência é de agravamento dos problemas.

Os pontos de alagamento multiplicam-se pela cidade, provocando inundações, estragos, desalojando famílias e causando até mortes. É inadmissível que esse drama seja favorecido pelo acúmulo de lixo que, além de prejudicar o já ineficiente sistema de drenagem de Goiânia, ainda ameaça aumentar mais ainda os casos de dengue entre a população.

Autoridades do setor de saúde já alertaram que a epidemia de dengue pode se tornar ainda mais grave em 2014. Com a redução do volume de chuvas, aumento da temperatura e fartura de criatórios do mosquito, a situação é de alerta.