quinta-feira , 28 março 2024
GoiásNacional

Economista diz que Caiado não pode falar pelo agronegócio: “Ele é basicamente um especulador, um criador de gado. Isso é diferente do agronegócio”

Em entrevista de uma página ao jornal Valor Econômico, o economista José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), chama o deputado federal Ronaldo Caiado de “especulador fundiário”.

Eli diz que a busca do presidenciável Eduardo Campos pelo apoio do agronegócio não passa pelos grandes proprietários rurais: “Tem desde anjo até bicho-papão e tudo usa o rótulo de agronegócio. Se você pegar os que são colocados como os principais representantes do agronegócio, nenhum é do agronegócio”, acrescenta, lembrando que o agronegócio é um setor dinâmico da economia que inclui até a indústria farmacêutica e a de cosméticos (ele cita a Natura) e que isso não tem nada a ver com a criação extensiva de gado – que, segundo do economista, é o ramo de Ronaldo Caiado.

“O deputado Ronaldo Caiado, é médico, mas é basicamente um especulador fundiário. Esse pessoal que tem gado no centro-oeste não é nem agricultor. O que é a agricultura no Sul do país comparada com o que é um fazendeiro de gado no Centro-oeste? São coisas completamente diferentes”, aponta.

O economista faz referência ao debate pela aprovação do novo Código Florestal, no Congresso Nacional, em que um dos polos foi exatamente Caiado: “Essa briga toda que teve em torno do novo Código Florestal não era tanto para saber o que vai acontecer daqui para frente. É que eles queriam que nós, como sociedade, aceitássemos e convalidássemos que eles destruíram as áreas de preservação permanente e puseram capim, que é a coisa mais absurda, contra qualquer regra agronômica”.

E conclui: “O fato é que destruíram áreas de preservação permanente [APPs] adoidado e quiseram, com o Código Florestal, legitimar isso. A briga foi essa”.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...