quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Este é o Estado que Friboi e Vanderlan querem “mudar”? PIB goiano em 2013 (até setembro) foi o que mais cresceu no país

Matéria do Jornal Opção on line revela, nesta quarta-feira, que a economia goiana foi a que mais cresceu, em 2013 (com dados computados até setembro), dentre todos os Estados brasileiros.

A conclusão é do Instituto Mauro Borges, órgão de estudos e estatísticas da Secretaria estadual de Planejamento.

Enquanto isso, os empresários Júnior Friboi e Vanderlan Cardoso, que querem governar Goiás, garantem que está tudo errado e que é preciso “mudar” Goiás.

Veja o texto completo publicado pelo Jornal Opção diário:
PIB goiano em 2013 até setembro foi o que mais avançou no país, diz IMB
Ketllyn Fernandes

Entre janeiro e setembro de 2013 foi registrado aumento de 7,73% no Produto Interno Bruto goiano segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8/1) pelo Instituto Mauro Borges (IMB) de pesquisas. O porcentual coloca Goiás como o Estado que mais avançou no país no período.

O número se deve a resultados positivos na geração de empregos –– 88.343 postos com carteira assinada no ano dos quais 60.099 mil gerados até o nono mês do ano passado só no setor agropecuário, segmento historicamente responsável pelo avanço da economia goiana. Em setembro foram 11 mil empregos efetivados, que equivale a um aumento de 13,2%.

Os municípios que mais contribuíram para este resultado até outubro do ano passado no que se refere ao setor agropecuário foram Cristalina, Formosa, Maurilândia, Morrinhos, Rio Verde, Rubiataba e Santa Helena. Essas cidades cultivam soja, sementes certificadas e cana-de-açúcar.

Quanto à geração de emprego como um todo se destacaram Goiânia, com 798 novos postos; Formosa, com 784; Aparecida de Goiânia, 430 e Morrinhos, 323.