sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Pega mal, Gomide!!! Homem morre em Anápolis após esperar por socorro por 12 horas

A qualidade da prestação dos serviços de saúde em Anápolis já foi bem melhor. Mas nos últimos meses tornou-se um caos: reportagem da TV Anhanguera flagrou a espera por uma equipe do Samu por 12 horas. E a vítima do descaso: um rapaz abandonado que morava no Jardim Arco Verde morreu após ser ignorado pelos órgãos da Prefeitura de Anápolis.

O prefeito da cidade, Antônio Gomide, não se manifestou sobre o episódio. A cidade tem colecionado aberrações no atendimento, como o caso da criança que perambulou pelo sistema de saúde com um inseto no ouvido e foi ignorada.

No caso desta semana, Eduardo Costa do Nascimento, de 30 anos, implorou por ajuda. Os vizinhos realizaram inúmeras ligações e vivenciaram a angústia da vítima. A suspeita é de que sua morte tenha sido provocada por uma pneumonia.

O comerciante Antônio Barbosa disse que ligou diversas vezes e foi ignorado pelo atendimento da Prefeitura. Ele afirma que uma das vizinhas ligou 17 vezes. Os vizinhos acusam a área de saúde do município de omissão de socorro

A vizinha Juliana Pires afirma que um médico falou por telefone que não tinha ambulância. “Os moradores viveram momentos de angustia”, relata a jornalista.

Por sua vez, o Samu deu outra versão para a mídia: disse que todas as solicitações são atendidas, que existem seis ambulâncias na cidade e que duas motolâncias fazem o serviço de urgência.

Dá mesmo para acreditar? O Samu de Anápolis está envolvido numa das investigações mais graves de desvio de recursos no Samu. Tanto a Polícia Federal quanto o Sistema Único de Saúde (SUS) querem a devolução de quase R$ 2 milhões que teriam sido desviados conforme denúncias que estão sendo ainda investigadas.

Os moradores acreditam que nenhuma ambulância estava ativa no dia, pois 12 horas seria mais do que suficiente para tentar atender o homem. O Samu alega que tinha apenas uma ligação registrada e que chegou no local quando a vítima já estava morta. Então, os moradores é que estavam mentindo e atrasaram na busca por socorro?

O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, quer ser candidato ao governo de Goiás. Tem pautado as últimas discussões do PT e questionado o PMDB.

Veja matéria da TV Anhanguera