quarta-feira , 24 abril 2024
Goiás

Epidemia de dengue atinge todo o Estado e infecta mais de 160 mil pessoas em 2013

Em O Popular, reportagem afirma que a epidemia de dengue que atingiu todo o Estado de Goiás no ano passado foi mais intensa que o último pico de incidência da doença, ocorrido em 2010. A quantidade de notificações de pessoas infectadas pelo vírus chegou a 160.090 em 2013, maior surto da enfermidade já registrado.

Reportagem relata que três anos antes foram 115.079 casos, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás. O aumento foi de 39% nas ocorrências na comparação entre os dois períodos críticos.

Reportagem  informa que o último boletim epidemiológico do ano passado – que fechou os dados de 2013 – apresentou 68 municípios sem nenhum caso de dengue notificado. Mas não se trata de sucesso nas políticas públicas e participação da sociedade no sucesso do combate à doença. Todos esses municípios não repassaram as informações sobre os casos registrados, o que prejudica as ações de controle da epidemia.

O jornal acrescenta que a primeira semana epidemiológica do ano registrou redução de 75,77% nos casos de dengue em Goiás, na comparação com o mesmo período do ano passado. Na semana passada, conforme O POPULAR mostrou, os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia revelaram queda de 78% no número de registros da doença.