quinta-feira , 28 março 2024
GoiâniaOpinião

Leitor de O Popular reclama em carta: A Goiânia “sustentável” propagada por Paulo Garcia não chegou ao centro da cidade

Veja carta publicada nesta terça-feira pelo jornal O Popular:

Centro

Enquanto o POPULAR abrir este importante espaço para seus leitores e cidadãos, não deixaremos de denunciar e protestar, mesmo que repetidas vezes, o abandono do Centro de Goiânia. Diversos moradores têm tentado chamar a atenção das sucessivas administrações municipais para que alguma medida concreta de revitalização seja efetivada, mas nunca obtivemos sequer uma nota ou resposta da Prefeitura.

A Goiânia “sustentável” propagada pelo prefeito Paulo Garcia não tem chegado ao centro da cidade, que é hoje o retrato do total caos urbano quanto aos aspectos de mobilidade, limpeza pública e ausência de fiscalização sanitária, de trânsito e de posturas. Está tomado de lixo e entulhos pelas calçadas, agravados pela coleta deficitária. Está tomado pela escuridão diante de uma quantidade infinita de postes de iluminação pública com lâmpadas queimadas, com a invasão das calçadas por camelôs e por produtos expostos por comerciantes sem qualquer senso de urbanidade e cidadania. As avenidas Anhanguera e Paranaíba retratam bem esse caos.

As fachadas dos prédios históricos continuam tomadas por placas de publicidade de toda ordem, longe do proposto no Projeto Cara Limpa, que nunca foi efetivado. A Praça Cívica, centro do poder estadual, está às escuras, tornando-se ponto de consumo e venda de drogas. As ruas, avenidas e praças estão tomadas por flanelinhas e lavadores de carros. O espaço público tornou-se privado.

Diante desse cenário, qual resposta a Prefeitura tem para estas demandas e problemas denunciados por moradores e pela imprensa? Nenhuma. Qual o incentivo tributário dado aos comerciantes e moradores do centro? Nenhum. O que se propôs foi um aumento abusivo no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Para auxiliarmos a administração municipal, sugerimos a efetivação do Projeto Cara Limpa, com a retirada das placas, banners, outdoors ou qualquer espécie de publicidade que afronte os prédios históricos, devolvendo a identidade da capital e diminuindo a poluição visual; ampliação da Área Azul para ruas e avenidas comerciais, inibindo assim a ação de flanelinhas e aumentando a rotatividade das vagas na vias públicas, assim como no Setor Campinas; revisão geral da iluminação pública; revitalização de todas as praças da região no padrão das revitalizadas no Setor Oeste; fiscalização intensiva contra a atuação de comerciantes que ocupam indevidamente o passeio público; padronização e diminuição do número de bancas nas calçadas; notificação de comerciantes e condomínios para instalação de lixeiras adequadas, evitando assim a sujeira antes da coleta, agravada ainda mais pela atuação de catadores de lixo e moradores de rua; organização e fiscalização do Mercado Aberto, inibindo o bloqueio das pistas de rolamento e das calçadas por carrinhos de camelôs e, por último, a conclusão do recapeamento.

Nós moradores desafiamos a Prefeitura quanto à implantação das medidas aqui propostas, ou ao menos a responder em uma nota de esclarecimento.

Bruna Coelho Soares

Artigos relacionados

Opinião

Ronaldo Caiado, um gangster no governo de Goiás

Antes de morrer em uma emboscada em 2021, armada por milicianos infiltrados...

Opinião

Advogada mandou beijinho e piscou para Promotor de Justiça para criar contenda

A ironia foi a arma da advogada criminalista Marília Gabriela Gil Brambilla...

Opinião

Pergunta do dia: Jorge Caiado vai dar no pé ou encarar?

Esta foi a pergunta que mais me fizeram no início da manhã...

Opinião

Caiado virou papagaio de pirata de Tarcísio em Israel

Se a intenção era ganhar protagonismo entre os bolsonaristas, Caiado se deu...