sábado , 20 abril 2024
GoiâniaImprensa

Leitora do POP diz ter saudade de Nion Albernaz, época em que Goiânia era linda, arborizada e bem cuidada

Veja carta da leitora Sônia, publicada em O Popular

Limpeza urbana

Passando pela Rua 83, no Setor Sul, deparei-me com uma pequena placa da Prefeitura de Goiânia dizendo: “Povo educado, cidade limpa”. Esta frase me atingiu em cheio. Senti-me uma pessoa com total falta de educação e princípios, já que faço parte do povo de Goiânia.

Nos últimos meses, temos visto nossa ex-linda capital sem cuidados especiais no que diz respeito, principalmente, ao quesito limpeza. Por onde se passa, seja em bairros nobres, como Marista, Sul, Oeste e Bueno, ou nos mais afastados, sem mencionar o Centro, é visível a sujeira nas ruas, os muros pichados, entulhos nas calçadas, lixeiras entulhadas de sacos plásticos rasgados e exalando mau cheiro, praças abandonadas, além, é claro, dos buracos no asfalto. Esses então é melhor nem citar.

As cidades representam a cara do seu povo. Numa sociedade em que se valoriza a beleza, coitados de nós goianos. Se partirmos dessa premissa estamos perdidos. Somos todos “feios”, com caras de sujos e ainda sem educação. Quanta saudade do ex-prefeito professor Nion Albernaz, época em que Goiânia era linda, florida, arborizada, bem cuidada, bem iluminada e, sobretudo, bem administrada. Bons tempos aqueles.

Hoje, o pior de tudo é não termos a quem apelar. E acho que nem adianta, pois os representantes da Prefeitura não querem nos ouvir. Semanalmente, nas páginas do POPULAR é possível ler reportagens falando deste assunto e tudo continua do mesmo jeito. Goiânia está jogada às traças, infelizmente, e o seu povo todo parecendo que não tem educação. Somos os caras sujos.

Reconheço que esta sujeira da cidade não surgiu por acaso. É o seu povo que, na maioria, não tem educação e não sofre punição, por isso joga lixo nas ruas e calçadas, inclusive sofás como ocorre numa movimentada rua no Jardim América, além de pedaços de caixas de papelão e de madeira e restos de alimentos numa rua lateral de um supermercado em pleno Setor Bueno, esquina da T-63.

Seria o caso da Prefeitura desenvolver campanhas de conscientização à população, mostrando a importância de cuidarmos bem de nossa cidade, para o bem de todos. Além disso, o Poder Público também deveria criar uma força-tarefa para limpar a sujeira do seu povo em toda a cidade e não apenas em poucos bairros, como anunciado pelo prefeito. Quem sabe assim poderemos parecer que somos realmente um povo educado.

Sônia F. B. Araújo
Centro – Goiânia

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...