quinta-feira , 18 abril 2024
GoiásImprensa

Jornal impresso em decadência: de cada 100 goianos, apenas 9 ainda leem jornais e a metade não acredita no que lê

O Popular publica pesquisa, neste sábado, informando que apenas 9% dos 6,4 milhões de goianos admitem que ainda leem jornais. Para piorar, desses 9%, a metade não acredita no que lê.

A pesquisa foi feita pelo Ibope.

Diante de uma notícia tão ruim para a imprensa escrita, O Popular – o maior jornal do Estado – saiu pela tangente:  colocou na manchete que “mais da metade dos goianos confia no jornal impresso”.

A pesquisa é tenebrosa para o futuro do jornalismo escrito em Goiás e no Brasil. De resto, a decadência desse meio de comunicação é um fato inescapável em todo o mundo, depois do advento da comunicação acelerada via internet. No dia de hoje, os jornais impressos dão o que qualquer leitor já sabe desde ontem, anteontem e até trasanteontem.

No próprio O Popular deste sábado, escondida em um canto de outra página, está uma informação alarmante para quem depende dos jornais impressos: na internet, os gastos de publicidade do Governo Federal, o maior anunciante do país, já estão alcançando 15% das verbas reservadas para a comunicação e continuam crescendo.