quinta-feira , 18 abril 2024
EleiçõesGoiás

Vanderlan enrolou a turma do Jornal Opção e omitiu a fábrica de motos e triciclos que está construindo em Pernambuco

O empresário Vanderlan Cardoso foi questionado, na entrevista ao Jornal Opção, sobre os investimentos na construção de fábricas em outros Estados, em detrimento de Goiás.

Os entrevistadores fizeram quatro perguntas sobre o assunto. A todas, mostrando uma grande confusão mental, Vanderlan respondeu distorcendo dados e ocultando informações. Chegou até a dizer que “não estamos levando empresas para fora”, quando, na verdade, está sim – além da Bahia, implanta no momento fábricas em Pernambuco.

Depois de negar, Vanderlan admitiu que “tem uma empresa em Pernambuco”. E justificou: “Não temos como industrializar salgadinhos aqui em Goiás e levar para lá, o frete ficaria inviável”.

Essa resposta de Vanderlan traz uma inverdade. Ele não tem “uma empresa em Pernambuco”, mas duas. Uma, de fato, é de salgadinhos. Mas a outra, muito maior, em sociedade com empresários chineses, é para produzir motos e triciclos. É um investimento de mais de R$ 100 milhões de reais.

Os entrevistadores do Jornal Opção engoliram a lorota de Vanderlan e não perguntaram sobre a fábrica de motos e triciclos. Essa é a fábrica que poderia ter sido implantada em Goiás, Estado escolhido por montadores de veículos de peso como a Mitsubishi, a Hyundai e a Suzuki – mas o milionário de Senador Canedo levou para Pernambuco.

Não vale a desculpa do frete, já que esse detalhe nunca não atrapalhou as grandes fábricas de automotores que estão aqui no Estado. Elas fabricam aqui, levam para outros Estados e continuam com preços competitivos, disputando o mercado em condições normais.

Por que, em vez de investir em Goiás, Vanderlan resolveu levar seu dinheiro para Pernambuco, é uma questão que ainda está sem resposta.