sexta-feira , 19 abril 2024
Imprensa

Corajoso: jornalista de O Popular usa o próprio jornal para admitir que jornal impresso está em extinção

A jornalista Karla Jayme, presença tradicional na página de opinião de O Popular, faz considerações, nesta quinta-feira, sobre o fim dos jornais impressos, sob o impacto da evolução acelerada da internet.

Karla, habilidosamente, pois está ocupando espaço em um dos veículos em papel mais poderosos do Estado, sugere que a imprensa está numa encruzilhada e que o jornal impresso segue rumo ao fim, o que seria apenas questão de mais ou menos tempo”.

Leia, a seguir, o trecho do artigo de Karla Jayme que reconhece o fim do jornal impresso, mas faz profissão de fé na sobrevivência do jornalismo:

“A imprensa está numa encruzilhada. Alguns indicam até que, seja qual for o caminho, o jornal impresso segue rumo ao fim, o que seria apenas questão de mais ou menos tempo. Outros apostam que não, que o papel sobreviverá paralelamente às novas mídias. A tecnologia prevalecerá, é fato, mas no que diz respeito ao conteúdo, nada substitui as boas ideias e o compromisso e a clareza ao comunicá-las. Motivos pelos quais diante de fatos de maior impacto, são mais procurados os portais, sites e blogs de veículos e profissionais que conquistaram credibilidade.

Para manter-se útil e interessante, há que investir em jornalismo de qualidade. E isso requer jornalistas comprometidos com a apuração criteriosa da notícia e dispostos a ouvir. Há que ser um eterno curioso para desfrutar de um dos maiores privilégios da profissão, uma espécie de passaporte para transitar por diferentes lugares e entre as mais diversas pessoas a fim de captar recortes de realidade. Responsabilidade imensa a chance de entender um pouco mais o mundo e transmitir essa compreensão, primeiro passo para tentar melhorar o que é preciso – e não faltam denúncias nem tarefas a realizar. Vida longa ao jornalismo”.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...