sexta-feira , 19 abril 2024
GoiásImprensa

O Popular: Otoniel, irmão de Iris, só escapou de condenação no Caso Caixego porque foi excluído do processo por ter mais de 70 anos

O jornal O Popular publica ampla reportagem, neste sábado, sobre o Caso Caixego – o maior de todos os escândalos de corrupção dos Governos do PMDB em Goiás.

Nesta semana, a Justiça Estadual condenou dois advogados envolvidos no escândalo a penas de prisão. Mas vários outros réus, como o médico Otoniel Machado, irmão de Iris Rezende, foram excluídos da possibilidade de condenação por já terem mais de 70 anos e se beneficiaram de um dispositivo legal que extingue a punibilidade, por razões humanitárias, nessa faixa de idade.

Otoniel, segundo O Popular, foi quem recebeu os R$ 5 milhões desviados da Caixego, à época já em processo de liquidação, e aplicou na campanha de Iris Rezende, que disputou o Governo do Estado em 1998 e foi derrotado por Marconi Perillo.

A Justiça Federal decretou, em 1999, a prisão temporária de Otoniel. Ao receber os policiais em casa, o irmão de Iris teria entrado em estado de choque e foi levado para o Hospital Neurológico, onde permaneceu internado com guarda armada na porta do quarto.