quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

Perdão foi feito pra gente pedir: Bordoni se desculpa por ataque a Cleuber Carlos

Em seu blog, o jornalista Luis Carlos Bordoni disse que tem espírito cristão e que, publicamente, fazia questão de se desculpar com o cronista esportivo Cleuber Carlos, a quem atacara em texto postado anteriormente no mesmo lugar.

Cleuber havia colocado no seu blog pessoal o famoso vídeo da campanha de 2002, em que Bordoni, no programa eleitoral da candidata a senadora Lúcia Vânia (PSDB), mostrava a riqueza de Iris Rezende, com cenas aéreas espetaculares de fazendas e muito gado nos pastos.

Bordoni não gostou e sentou a vara em Cleuber Carlos. Assumiu a responsabilidade pelo vídeo, no qual aliás aparece em corpo e alma esculachando Iris, mas disse que não aceitava ver a peça pendurada no blog de alguém que fez ataques a ele, Bordoni, quando delatou ter recebido dinheiro de caixa 2 na campanha do PSDB em 2010.

Arrependeu-se. “Perdão foi feito pra gente pedir”, diz Bordoni.

Veja o texto:

A ira é a pior das conselheiras. Ainda que o tempo passe, que a idade avance, que a vida já nos tenha ensinado muito, continuamos aprendizes. Uma pequena falha na vigília de conduta e tudo o que nos deu a escola da vida fica à margem, principalmente quando carregamos profundos ressentimentos por injustiças, agressões e ofensas que sabemos não sermos merecedores.

Foi o que se deu comigo, ontem. Um breve descuido e a minha revolta se fez vulcão. Não pelo fato de que tenham publicado um velho vídeo de campanha eleitoral em que abordo a riqueza de Íris Rezende Machado, mas pelo fato de quem o publicou. Esta a minha indignação. Um cidadão que, durante o episódio da CPMI, usou todo o seu espaço para atacar a mim, publicando o imaginável e o não, contra mim e os meus, de repente, para atacar o líder peemedebista, faz uso de tal gravação, usando-me como instrumento de suas intenções.

A reação é subjetiva e nem posso imaginar como se sentiriam as senhoras e os senhores, diante de uma situação dessas: ser acusado de tudo, despido de todos os seus valores e, depois, ser usado pelo acusador para a consecução de suas intenções.

Confesso: perdi o controle. Era a gota d’água que faltava. Deveria ter deixado derramar, mas falhei, descuidei-me como vigilante e acabei despejando as lavas da minha revolta num espectro mais amplo, atingindo a quem não tinha nada a ver com a história.

Como se dizia nas brigas de escola, que haja as desavenças, mas sem colocar a mãe no meio. Infelizmente, cometi esse desaire em relação ao Senhor Cleuber Carlos, a quem, de público, eu peço desculpas, como peço desculpas por tudo o mais que possa ter dito por conta de tal exacerbação.

Eu jamais poderia tê-lo feito, até porque não tem tal senhora nada a ver com as diferenças e as divergências que permeiam a relação entre mim e tal cidadão. E até por que os pais não podem ser culpados pelos filhos que têm.

Desculpas. Eu as peço por conta do erro, pois a mim não falta hombridade para reconhecê-lo e nem destemor para fazê-lo. Tal qual dizia Pedro, o pescador de almas, sou um cristão, sinto amor pelos meus irmãos, mas também sinto raiva. Amo e ao mesmo tempo repilo. Quero abraçar o meu semelhante, mas também quero estapeá-lo. Essa luta é permanente e cansativa. Tenho o Espírito de Deus em mim, mas também sou homem – falho, pequeno, miserável.

Perdoar envolve pedir perdão primeiro. Exige mergulho em humildade, grandeza de caráter; exige abster-nos de uma suposta razão que nos force a “fincar os pés teimosamente nas nossas convicções mais íntimas”.

Saibam, amigos – e é isso o que sinto neste momento -, nada é mais reconfortante do que o reconhecimento das próprias falhas. É saber-se humano, pequeno, frágil. O sentimento de grandeza, de infalibilidade, geralmente impede que transijamos ou que sejamos flexíveis, que voltemos atrás. Às vezes é necessário sacrificar a certeza de que se tem razão e pronunciar o pedido,mesmo quando isso se traduza em suposta humilhação.

No mais, tenham ótimo domingo. Que a providência nos proteja a todos das vicissitudes da vida, do engano e da mentira.

Que o Senhor esteja convosco.

 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...