quinta-feira , 28 março 2024
Imprensa

Encolhimento do Estadão revela incapacidade da imprensa convencional em conviver com o ambiente da internet

Artigo do jornalista e escritor Luciano Martins Costa no Observatório da Imprensa faz ponderações importantíssimas para as expectativas de sobrevivência futura da imprensa em papel no Brasil.

Ele situa o encolhimento do jornal O Estado de S. Paulo, desde o último dia 22, como uma demonstração de incapacidade do veículo para enfrentar um ambiente comunicacional realmente aberto e dinâmico, como a internet.

Mais: o articulista amplia essa “incapacidade” e a enxerga na mídia impressa em geral, porque “o mais provável é que, com a internet e as redes sociais, a sociedade tenha ampliado suas ambições e não necessite mais de quem lhe diga o que é ou não relevante como informação no dia a dia”.

“Um contexto social mais diversificado e aberto, como o das redes sociais digitais, não é um ecossistema especialmente favorável a instituições nascidas para impor à sociedade determinada visão de mundo”, diz ele, reportando-se à auto-imagem dos grandes jornais como “formadores de opinião” – o que, com a explosão da internet e das redes sociais, simplesmente deixou de existir.

A conclusão do artigo é desalentadora: não há futuro para os grandes jornais e o Estadão, com a sua reforma encolhedora, simplesmente está antecipando uma situação que mais cedo ou mais tarde vai acometer a todos.

Aliás, ele lembra que o Estadão tem uma das melhores plataformas digitais do Brasil, mas nem isso conseguiu evitar a crise do dornal – a questão não é a simples utilização do meio internet, mas a incompatibilidade da visão de mundo dos grandes jornais com a fragmentação proporcionada pela internet.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...