quinta-feira , 25 abril 2024
Goiânia

Complicou: MP quer suspender a tramitação do projeto que muda Plano Diretor na Câmara

Veja a matéria do site do Ministério Público:

 

MP quer suspender tramitação de Plano Diretor
Os promotores de Justiça Alice de Almeida Freire e Juliano de Barros Araújo vão protocolar amanhã (25/4) recomendação para que seja suspensa a tramitação legislativa do Projeto de Lei Complementar nº 28/2012, que altera a Lei 171/2007 (Plano Diretor do Município de Goiânia). A recomendação, dirigida à Câmara Municipal de Goiânia e à Prefeitura, requer ainda que o projeto retorne para o Poder Executivo para que sejam feitas as adequações do projeto ao que prevê a Resolução nº 25/2005, do Conselho Nacional das Cidades. Além disso, pedem que sejam apresentados os estudos técnicos justificadores da alteração proposta.

Entre as inobservâncias apontadas pelos promotores estão o fato de as audiências para a discussão do projeto terem sido feitas em desconformidade com a resolução, já que deveriam ter sido promovidas pela própria prefeitura, por meio de convocação, por edital, ampla publicidade e garantia de participação da sociedade. Segundo argumentam, mesmo que fossem consideradas válidas, as audiências, realizadas na Câmara Municipal, no MP-GO, na OAB e na UFG, não possibilitaram que as ponderações feitas pela comunidade fossem analisadas. Eles citam ainda que nem mesmo no site da Câmara Municipal é possível fazer o acompanhamento da tramitação legislativa do projeto.

Os promotores apontaram, por fim, que são fundamentais as justificativas técnicas para as alterações no projeto. “O objetivo do Ministério Público não é impedir que sejam feitas alterações no Plano Direto da cidade, mas queremos conhecer o embasamento técnico para as modificações específicas propostas”, afirmam.

Alice Freire e Juliano de Barros recomendam ainda o cumprimento de recomendação feita pelo promotor de Justiça Maurício José Nardini em dezembro do ano passado para o então presidente do Legislativo Municipal (leia a recomendação). Entre as providências requeridas pelo promotor estavam a criação de comissão para proceder aos trabalhos e formular a proposta do Município; a realização de audiências públicas; a divulgação de documentos e estudos anteriores ao envio do PL Complementar 28/12; a preparação e divulgação de um calendário das audiências; bem como de cópia dos estudos que antecederam a elaboração do respectivo projeto de lei. Contudo, as providências não foram cumpridas. (Texto: Cristina Rosa – foto: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

 

LEIA MAIS:

Principal beneficiada com alteração no Plano Diretor, Hypermarcas doou R$ 1 milhão para Iris na campanha de 2010

Plano Diretor: vereador do PT acusa Paulo Garcia de “assassinar” meio ambiente

Djalma vai propor realização de plebiscito a respeito das alterações do Plano Diretor

Base aliada do prefeito boicota audiência pública que discutiu Plano Diretor

Papelão: vereadores fogem de audiência pública com estudantes na UFG para debater Plano Diretor

Estranho: vereadores se calam diante de mudanças no Plano Diretor de Goiânia

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...