sexta-feira , 19 abril 2024
GoiâniaImprensa

O Popular denuncia tramitação relâmpago da sanção das mudanças no Plano Diretor de Goiânia

A aprovação de mudanças no Plano Diretor de Goiânia, ao arrepio da sociedade, continua dando pano para a manga.

O jornal O Popular, desta quarta-feira, levanta a lebre de que a sanção do Plano Diretor tem tramitação rápida.

O prefeito Paulo Garcia, segundo o jornal, assinou a lei no mesmo dia em que recebeu. E mais: Clécio levou em mãos o projeto já assinado.

Muito estranho, não?

 

Legislação

Sanção ao Plano Diretor tem tramitação rápida

Paulo Garcia assinou aprovação à nova lei na noite de segunda-feira. Publicação no Diário Oficial do Município deve sair até fim da semana

Alfredo Mergulhão 01 de maio de 2013 (quarta-feira)

 

O texto atualizado do Plano Diretor da capital será publicado no Diário Oficial do Município na sexta-feira, mesma data em que o Ministério Público de Goiás (MP) deve ajuizar ação civil contra as mudanças na lei. O projeto foi aprovado na quinta-feira da semana passada após uma sessão polêmica na Câmara de Goiânia e tramitou em velocidade incomum até a sanção do prefeito Paulo Garcia (PT) na noite de segunda-feira. O prefeito tem 15 dias para sancionar uma lei, mas assinou na mesma data em que recebeu.

Diferentemente de outros projetos aprovados no legislativo municipal, a nova redação da lei complementar 171 seguiu imediatamente ao Paço. Aprovado na Câmara por 24 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção na quinta-feira da semana passada, o documento foi encaminhado no outro dia para o Gabinete Civil da Prefeitura.

O presidente da Câmara, vereador Clécio Alves (PMDB), levou em mãos o projeto já assinado. Geralmente, o chamado autógrafo de lei leva cerca de três dias para ser feito e é despachado junto com as demais correspondências da Câmara. Na segunda-feira, o documento seguiu para apreciação da Procuradoria-Geral do Município (PGM). A PGM devolveu o texto da lei no mesmo dia.

De acordo com o chefe do Gabinete Civil, Lívio Luciano, o teor do documento era de “domínio interno” e por isso a procuradoria deu parecer tão rápido. O projeto era de autoria da Prefeitura e foi aprovado na íntegra, sem alterações. “Preparei a sanção e entreguei no fim da tarde de segunda-feira ao prefeito. Ele me devolveu hoje (ontem) cedo assinado”, diz Luciano.

O secretário assegurou que a atualização do Plano Diretor será publicada nesta semana, apesar do feriado. Lívio Luciano também negou que haja pressa no trâmite ou algum projeto aguardando somente a sanção do prefeito para ser desenvolvido. Essa lei determina as normas urbanísticas do município e sua regulamentação.

As principais mudanças no texto dizem respeito ao sistema viário, à ocupação de grandes áreas e à drenagem urbana. Essa última modificação é o único ponto do Plano Diretor que precisará de regulamentação, segundo Luciano. Ele afirma que o texto está praticamente pronto para ser encaminhado à Câmara. “No geral, a lei é autoaplicável e começa a valer no dia da publicação no Diário Oficial”, afirma.

O ponto mais polêmico do projeto é o que permite a legalização e a construção de indústrias em ruas próximas das rodovias, da Avenida Perimetral Norte e do Anel Viário (350 metros para cada lado), além da autorização de prédios com atividades econômicas em vias a partir de 13 metros de largura, nas áreas onde já há muitas edificações, como as próximas à Avenida 85, por exemplo.

A aprovação do projeto foi tumultuada. Mais de 200 manifestantes, entre alunos da Universidade Federal de Goiás e integrantes de entidades de proteção ao meio ambiente, protestaram na sessãoda semana passada. Eles questionaram possíveis prejuízos a mananciais e nascentes. Todas as emendas foram rejeitadas.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...