quinta-feira , 28 março 2024
Goiânia

Por proteger especuladores e abandonar ITU progressivo, prefeito pode ser cassado

O rol de lambanças do prefeito Paulo Garcia (PT) continua a crescer. Por conta de indícios de omissão na aplicação do Imposto Territorial Urbano (ITU) progressivo para coibir a especulação imobiliária, Paulo pode ter o mandato cassado.

A aplicação do ITU progressivo é regulamentada pela lei 181/2008. A matéria obriga a prefeitura a fazer um cadastro de imóveis desocupados na Capital e aumentar o valor do imposto em 2% ao ano até chegar à alíquota máxima de 15% (no quinto ano).

Depois de identificar o imóvel vazio, a prefeitura tem a obrigação de notificar o proprietário – que por sua vez tem doze meses para protocolar o processo de construção na área. Emitido o alvará, o proprietário tem mais dois anos para iniciar a obra.

Esse cadastro era feito pela Secretaria de Planejamento, que foi substituído pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. A Sedus tira o corpo fora e diz que a batata quente está com a Secretaria de Finanças.

Daí a Secretaria de Finanças diz que o problema é da Sedus. A Sedus diz que quem faz a notificação é a Secretaria de Fiscalização, que responsabiliza a turma da pasta de Desenvolvimento Sustentável para tratar do assunto.

O assunto é pauta de reportagem publicada no portal da Rádio 730, que deixa o leitor tonto com tanto vaivém. “Se comprovado que a prefeitura não aplica a lei, tanto o prefeito quanto os secretários podem ser acionados por improbidade administrativa e irresponsabilidade fiscal”, avisa a matéria.

É a bagunça reinante na prefeitura.

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...