sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Exclusivo: de olho nas eleições futuras, Wilder quer suceder Joaquim Roriz e ser o vice-rei do Entorno do DF

O senador Wilder Morais (DEM) não logrou sucesso no projeto de reeleição ao Senado, mas é inegável que conseguiu aumentar o poder de influência junto ao governador eleito Ronaldo Caiado (DEM), que ficou devendo a ele o suporte financeiro decisivo na campanha eleitoral.

Caiado até agora está retribuindo à altura, tanto que nomeou Wilder para coordenar a equipe de transição de governo. Em outras palavras, prestigiou o senador e deu sinais de que vai valorizá-lo no governo ao empurrar para escanteio gente do calibre político do prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB), que coordenou a campanha do democrata.

Wilder não tem nada de bobo e com certeza a fatura que ele agora vai apresentar a Caiado não será de pouca monta. O senador quer emplacar o amigo Malkon Merzian no comando da poderosa Agetop – porém, não quer ficar só com esse quinhão na divisão do butim do governo estadual.

Wilder reivindica também ser o vice-rei do Entorno de Brasília, que soma junto com o Distrito Federal mais de 4,5 milhões de habitantes, constituindo-se a terceira região mais populosa e também terceiro eixo de consumo no país. A região tem baixa representatividade política e não tem atualmente uma liderança do porte de Joaquim Roriz, falecido recentemente, que é fonte de inspiração do senador. Roriz tinha o apelido de Joaquim Pagador e alçou voos políticos altos – foi ministro da Agricultura e governador do DF por quatro vezes.

Com colégios eleitorais expressivos como Luziânia e generosas oportunidades notadamente na área da construção, o controle político e administrativo de Wilder sobre a região renderia não só bons negócios, mas também uma montanha de votos para eleições futuras para o Senado – e até mesmo, se vingar, para o governo de Goiás e ou mesmo para o governo do Distrito Federal.

O senador goiano em fim de mandato é pragmático: colocou tudo na ponta do lápis e concluiu que só há vantagens na empreitada. Resta agora convencer o governador eleito a conceder-lhe o vice-reino e transformá-lo no condestável do caiadismo no Entorno de Brasília.