quinta-feira , 25 abril 2024
Nacional

Exclusivo: Goiás deve alcançar nota B no rating do Tesouro Nacional

O Estado de Goiás deve elevar de D para B sua nota no rating da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que mede a situação e a qualidade das contas públicas dos 26 Estados e do Distrito Federal. A classificação, além de apontar as condições das finanças das unidades da federação, é usada como referência para a concessão de empréstimos para investimentos, por exemplo.

A nota da STN, órgão do Ministério da Fazenda (futuro Ministério da Economia) é uma média dos últimos do desempenho fiscal do Estado nos últimos três anos (2015-2017).

O resultado de 2015 foi afetado negativamente pela depressão econômica, que derrubou a arrecadação dos Estados, mas a recuperação nos anos seguintes, mas as medidas de ajuste, devem melhorar a nota de 2018 a partir do bom desempenho das medidas de ajuste adotadas pelo então governador Marconi Perillo em 2016 e 2017.

O Ministério da Fazenda está refazendo a média. A aposta dos especialistas que estão analisando os números enviados pelo Governo de Goiás para o Tesouro Nacional é de que a nota chegara a B tão logo o Estado de Goiás feche suas contas de 2018. Com o resultado, o discurso de terra arrasada do senador e governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) cai por terra. Mesmo diante das evidências, Caiado insiste no cenário de caos, na tentativa de criar uma cortina de fumaça ante a sua dificuldade para governar.

Artigos relacionados